Manejo de pastagem é apresentado para estudantes de curso técnico em agropecuária

Alunos aprenderam como calcular o consumo de forragem a partir do capim usado na propriedade.

Com o tema “Manejo de Pastagem”, o Projeto Rural Sustentável (PRS), realizou mais um Dia de Campo (DC) no Sítio Zaniboni III, do produtor Lino Zaniboni, localizado no município de Marcelândia.
A atividade contou com a presença de 48 pessoas entre técnicos, produtores rurais da região e 24 alunos do Curso de Técnico em Agropecuária da Secitec (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação).
A palestra do médico veterinário, Edgar Antônio Rovani, explicou a importância de calcular o uso e ocupação do pasto da propriedade, através do índice UA/ha (Unidade de Animal por hectare) e o consumo de forragem que determina o desempenho de animais em pastejo.
“O consumo médio de forragem deve ser planejado de acordo com o capim que o produtor tem plantado na propriedade. Aqui na região, por exemplo, se utiliza bastante os capins divididos nos grupos da Brachiaria e Panicum”, explicou Edgar.
O capim do grupo Brachiaria apresenta como características, a reprodução por racemo (atinge diferentes alturas e apresenta presença de flores que se abrem em cachos), alta produtividade, baixo porte e maior capacidade de se espalhar na área. Já o capim Panicum apresenta reprodução por panícula (ramos que decrescem da base para o ápice, assumindo forma cônica ou piramidal),  capim nobre, alta produtividade, porte alto e permanece no sistema como plantas individuais com mais dificuldades de se espalhar.
“O pasto é o alimento mais barato para o rebanho e um bom pastejo pode diminuir os custos da produção em 50 a 60%”, afirma o produtor rural Lino Zaniboni.
O sítio do Seu Lino, tem 60,50 hectares, dos quais 4 hectares foram destinados para a Unidade Demonstrativa, onde foi desenvolvida a tecnologia apoiada pelo Rural Sustentável, Recuperação de Área Degrada com Pastagem (RAD/P).