Dia de campo em Rondônia aborda tecnologias de baixo carbono

Encontro reuniu produtores e palestrantes da Universidade Federal de Rondônia.

O Projeto Rural Sustentável(PRS), realizou no dia 1º de Maio, em Machadinho do Oeste, no estado de Rondônia, Dia de Campo (DC) para falar das tecnologias de baixo carbono. O evento foi realizado em parceria com a Embrapa, EMATER e Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a participação de agricultores moradores de assentamentos da região.
Foram montadas tendas onde em cada uma foi abordado um assunto diferente e todos participaram em sistema de rodízio dos palestrantes.
Os palestrantes foram o engenheiro agrônomo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Jhony Vendruscolo, que falou sobre Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagem (RAD-P)  e Recuperação de Áreas Degradadas com Floresta (RAD-F); o engenheiro florestal da UNIR, Ricardo Pereira Soteli, que falou sobre os Sistemas Agroflorestais (SAF´s) e utilização de agrotóxicos e defensivos agrícolas; o engenheiro florestal da UNIR, Diogo Martins Rosa, que  falou sobre Manejo de Produtos Florestais não Madeireiros, o técnico agropecuário, Emerson Vieira Silva, da EMATER,  falando sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o gestor ambiental, Eliomar Silva Marques, que falou sobre o Plantio de Florestas Comerciais.
Estiveram presentes no evento agricultores dos Projetos de Assentamento Machadinho, Cedro Jequitibá, Santa Maria, Belo Horizonte, Santa Maria ll e Tabajara ll. Os agricultores trouxeram de suas propriedades frutas, mandioca, biscoitos, pães e sucos feitos com frutas locais para a realização do encontro.
O agricultor beneficiado pelo projeto, Edgar Francisco Lopes, cultiva em sua propriedade a pupunha, espécie de coco que se come cozido. Outro agricultor, Ederson Chaves Dias, além da pupunha, planta também café e o guaraná. Já o Sr Gerson Francisco de Souza, tem as culturas do café, o cacau e a bandarra que serve para retirada de madeira. Eles falaram sobre os benefícios do projeto e sobre os bons resultados alcançados.
“Um evento desse porte, realizado no dia em que se comemora o Dia do Trabalhador e com um público expressivo como o que tivemos aqui, fortalece cada vez mais a parceria dos moradores da região” concluiu o Sr Gerson.
Representantes da EMATER, finalizaram o evento falando sobre o cooperativismo e organização social.