Cultivo do açaí é tema em dia de campo em Marabá

O evento reuniu 23 participantes no Sítio Sobral

O “Cultivo do açaí” foi o tema do Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), realizado no dia 28 de abril, no Sítio Sobral, em Marabá/PA. O evento teve a participação de 23 pessoas, entre os quais, agricultores da comunidade rural Escada Alta. O objetivo foi mostrar como se ter maior produtividade e melhorar a qualidade da produção.
Os participantes conheceram as variedades de açaí, as condições e período de plantio, adubação e o espaçamento entre as plantas. Para o palestrante, Fernando Araújo, engenheiro florestal e extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater/PA), é necessário que os produtores conheçam esses assuntos para que não haja perda na produtividade.
“O manejo e tratos culturais são importantes para assegurar que ao final da produção ele tenha uma quantidade de mudas de açaí produtivas. Com isso, o produtor rural não irá gastar tempo e dinheiro, para ter a quantidade de plantas necessárias para cobrir esses gastos obtidos no início do processo. É necessário que haja sobrevivência de mudas de 80% a 90% do plantio”, comentou o Fernando.
Houve também atividade prática em que foi mostrado aos produtores como utilizar o hidrogel, uma tecnologia já usada por produtores de eucalipto e que garante a sobrevivência das mudas, no período de seca. “Na época do verão, o hidrogel, faz com que a água fixe mais na raiz da planta, com isso, há maior possibilidade de sobreviver ao período seco. É uma tecnologia barata é que não vai suplementar toda a quantidade que é necessária no verão, mas pode garantir a sobrevivência das mudas, principalmente, no primeiro ano”, explica Araújo.
O produtor rural, Osiel Fonseca, já teve perdas de mudas por falta de informação no trato. Agora ele garante que não terá mais. “Pude tirar as minhas dúvidas sobre o açaí. Acho muito importante isso, pois, na zona rural é difícil o acesso a essas informações. Já tivemos perda com a produção, por não conhecer certas técnicas que foram repassadas aqui, como por exemplo, o uso do hidrogel, no período mais seco”, falou o agricultor.
Já a produtora rural, Benilde Pereira da Conceição, viu com outros olhos a produção do açaí. “Por ser uma planta nativa, eu achava que plantar açaí seria fácil. Mas vimos que precisamos ter mais atenção com adubação, espaçamento e outras técnicas que melhoram a produção, inclusive, no plantio das mudas”, finaliza a agricultora.