Sistemas de produção geram renda e conservam os recursos naturais

Alunos de universidade no Paraná participam de capacitação sobre tecnologias de baixo carbono

Com a perspectiva de disseminar conhecimento sobre a melhoria das práticas de uso da terra e manejo florestal, o Projeto Rural Sustentável, realizou no dia 26 de abril, em Dois Vizinho, uma aula de campo tratando da implantação e manejo de Florestas Comerciais. Tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo projeto.

O Dia de Campo recebeu alunos dos cursos de engenharia florestal e agronomia da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus Dois Vizinhos e contou com 26 participantes, incluindo o professor Laércio Sartor, responsável pelo grupo e também proprietário da Unidade Demonstrativa (UD) beneficiada pelo Rural Sustentável.

O técnico Carlos Mezzalira, destacou que os bons resultados observados na floresta de eucalipto implantada há apenas 3 anos, estavam associados principalmente: a utilização da cobertura de solo deixada pela antiga cultura de pinus; a adubação adequada no momento do plantio e a escolha das mudas, uma espécie “clonada” de alto rendimento. O técnico destacou também a inexistência de processos de erosão na área de tecnologia implantada, devido ao manejo adequado utilizado pelo proprietário.

Para Laércio, o projeto é importante para os pequenos agricultores pois se propõe a transmitir conhecimentos em relação à sustentabilidade nos processos de produção, em especial sob a perspectiva da conservação ambiental: “Um foco muito bacana do projeto é mostrar ao produtor que é possível aumentar o rendimento sem a ideia antiga de utilizar somente o desmatamento. Isso com certeza, ocasionou a perda de solo e aumento dos processos de erosão nas lavouras aqui da nossa região”.

O professor destaca também que as tecnologias apoiadas, como os sistemas de Integração Lavoura Pecuária Florestas (iLPF), ampliam a visão do agricultor que antes, por falta de conhecimento técnico, dependia somente de uma fonte de renda principal, gerada pelos processos de produção agrícola.