Estudantes e produtores rurais aprendem técnicas para recuperação de área degradada

Agricultores do sudoeste do Paraná são capacitados em Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável

O Projeto Rural Sustentável, realizou no dia 25 de abril, em Renascença, região sudoeste do Paraná, capacitação para pequenos e médios agricultores. O evento abordou temas ligados a gestão sustentável das propriedades rurais e o manejo adequado do solo como recurso para a sustentabilidade nos processos de produção.
O Dia de Campo, ocorreu na propriedade do Sr. Idair Rosaneli, uma Unidade Demonstrativa (UD) aprovada pelo Projeto e reuniu cerca de 45 participantes, entre produtores rurais, técnicos da EMATER, agentes da Cresol e o Secretário de Agricultura, Sr. Ricardo Soligo.
O evento organizado pela equipe da EMATER de Renascença, contou com a participação de técnicos da instituição convidados para abordar os principais temas tratados durante a capacitação. Sérgio Carniel e Ericson Marx, especialistas em conservação do solo, abordaram os temas de compactação do solo e manejo integrado de pragas e doenças.
Para Ericson, o manejo integrado com uso adequado de defensivos, em quantidade e qualidade, reduz a contaminação no solo e nos cursos d`água e ajuda na diminuição dos custos do agricultor. “Temos pesquisas na nossa região que comprovam maior rentabilidade por parte de produtores que não fazem uso dos “pacotes tecnológicos” comercializados pelas grandes produtoras de agroquímicos. Com a economia gerada, o agricultor pode investir na fertilidade do solo, na construção de terraços e ainda sobra um pouco para investir em novos animais”, complementa o técnico.
Gilmar Capellari, gerente do Banco do Brasil, que atende o município de Renascença, elogiou a realização do projeto, em especial, o Dia de Campo: “acho louvável a execução do projeto em nosso município e agora, após ter participado desse evento, vou indicar com maior propriedade aos agricultores que visitarem nossa agência”, conclui ele.