Cidade de Parecis em Rondônia recebe Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável

Recuperação de Áreas Degradadas com floresta foi a tecnologia utilizada na Unidade Demonstrativa

O município de Parecis, em Rondônia, recebeu no dia 24 de abril, o Dia de Campo (DC), do Projeto Rural Sustentável, na propriedade do Sr Célio Siminhuk. O tema foi a Organização Social, o Cooperativismo e a Administração Rural.
A propriedade de Célio, está localizada no Centro Oeste do estado de Rondônia, região de solo rico de terra roxa, porém com grandes áreas de solo arenoso. Estas áreas quando desmatadas, causam graves erosões que podem acabar com nascentes de rios, extinguir a vegetação ao redor, além do risco de queda de animais nas valas.
Por ter uma nascente de rio em sua propriedade, Célio considerou importante preservar a mata nativa na região. A condução da vegetação natural já é feita há mais de 20 anos e hoje ele colhe os frutos da sua decisão, principalmente após a perda de animais nas valas, ressecamento do leito do rio, diminuição do volume de água da nascente e perda de áreas de pastagem.
“Antigamente, quando meu pai chegou a essa região, os órgãos governamentais incentivavam a derrubada da floresta para se criar áreas de pastagens. Por isso quase tudo foi derrubado” afirma Célio. “Hoje em dia a história é diferente, pois se não preservarmos agora nossas futuras gerações não terão o que fazer com a terra”.
O Engenheiro Florestal Everton Barboza, sugeriu o cercamento das áreas que ainda estão em recuperação para evitar o trânsito do gado, o que poderia agravar o processo.
Everton falou também sobre o Cooperativismo e enfatizou a importância dos agricultores da região se organizarem para melhorar o escoamento da produção e a rentabilidade ao fim do processo. O município já tem local destinado para a operação da cooperativa, bastam os agricultores se organizarem.
O Dia de Campo promoveu uma visita as áreas em recuperação e a floresta que já apresenta bons resultados, com o retorno de animais silvestres na propriedade nos últimos tempos. “É um trabalho lento, mas que vamos colher os frutos nas próximas gerações, com a diminuição da erosão e diminuição da produção de gases de efeito estufa (GEE)” afirmou Célio.