Beneficiamento primário do cacau melhora a qualidade das amêndoas secas

O tema foi abordado em três dias de campo, realizados, em Tucumã, no Pará.

Colheita, quebra, fermentação e secagem. Essas são as etapas do beneficiamento primário do cacau, que afetam diretamente a qualidade das amêndoas do fruto, matéria-prima do chocolate, tão apreciado em boa parte do mundo. O tema foi abordado em Dias de Campo, realizados em três propriedades rurais de Tucumã, nos dias 24, 25 e 26 de abril. Os eventos reuniram 87 produtores rurais.
Nos dias de campo, os produtores conheceram formas de garantir um produto de maior qualidade, além de aumentar a produção. “Nós já temos um produto natural de primeira. Falta é fazer a colheita, a fermentação e a secagem adequada para ter um produto melhor ainda”, ressalta o produtor rural, Fernando Kuhn, beneficiário do Projeto Rural Sustentável (PRS).
Fernando conseguiu obter mais rendimento seguindo a primeira etapa, de colheita, ao selecionar frutos maduros, o que aumenta a quantidade de amêndoas. Mil frutos maduros colhidos rendem 40 kg de amêndoas secas, enquanto que a mesma quantidade de frutos colhidos verdes ou quase maduros, causam uma perda de 10% a 20% de amêndoas secas.
Após a colheita, vem a quebra, em que se deve ter habilidade para atingir a casca sem prejudicar as sementes. Em seguida, as sementes vão para uma das etapas principais, a fermentação, onde as amêndoas são colocadas em caixas de madeira (cochos), num período que varia de 10 a 15 dias.
Na fermentação as sementes começam a incorporar aroma e sabor do chocolate. Por isso, são necessários cuidados com o ambiente onde ocorre o beneficiamento.
“Essas etapas são essenciais e uma depende da outra. É como uma cadeia. Esse processo também interfere na qualidade da amêndoa de cacau quando é utilizada para outras aplicações, como a produção de cosméticos”, explica Erikson Bernardo da Mota, técnico em agroecologia, que palestrou nos dias de campo.
Para o produtor Nilton José da Silva, o momento foi  de conhecer a importância do beneficiamento primário do cacau. “Foi muito proveitoso esse dia de campo. Haviam muitas coisas que não tínhamos atenção e agora vamos ter para garantir um cacau de qualidade”, finaliza o produtor.