Produzir com sustentabilidade pode gerar renda ao produtor

Região cafeeira e cacaueira em Rondônia se beneficiam com o programa

O município de Governador Jorge Teixeira, em Rondônia, recebeu nos dias 17 e 18 de abril, o Dia de Campo (DC), do Projeto Rural Sustentável (PRS) na propriedade do Sr. Leôncio Damasceno Soares. O tema foi Organização Social, Cooperativismo e Administração Rural e os mais de 70 participantes, puderam conhecer o sistema agroflorestal de cacau e floresta, a tecnologia implantada na propriedade.

O monitor do IABS, Rodrigo César, apresentou a metodologia do projeto, esclareceu dúvidas e destacou as vantagens do Rural Sustentável, que além de mostrar ao produtor a forma correta de se produzir com sustentabilidade, ainda contribui com a diminuição das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O engenheiro florestal Everton Barbosa, falou da importância da organização social dos pequenos produtores e da agricultura familiar. A administração dos recursos naturais aliados a organização sócio econômica das propriedades, vem gerando lucros cada vez maiores e o sistema agroflorestal com equilíbrio do ecossistema na distribuição das árvores, favorece a produtividade sem ataques significativos de pragas.

Leôncio falou sobre a sua trajetória com o plantio do cacau, da banana e outras culturas. Enfatizou que culturas diferentes ajudam a manter os custos da propriedade e que a assistência técnica recebida pelo projeto e outras instituições foi fundamental para alcance do sucesso.

O cooperativismo e a administração rural são fundamentais para o crescimento, escoamento da produção, economia e futuros investimentos por parte dos agricultores.