Estudantes da rede pública de Ariquemes participam de Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável

Alunos observaram na prática técnicas mais sustentáveis de defensivos agrícolas

Com o tema “Conscientização na Utilização de Adubos químicos e Defensivos” o Projeto Rural Sustentável (PRS), realizou no dia 18 de abril, o Dia de Campo, no munícipio de Ariquemes, situado no leste do estado de Rondônia.
O evento foi realizado na propriedade da Senhora Valdiceia Souza Prates, na Comunidade 14 de Agosto, localizada na linha 63 da BR 364, Linha C-19 e contou com a participação de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Mafalda Rodrigues.
O Monitor do IABS, Reublis da Silva Santos, apresentou os principais objetivos do projeto para uma plateia de 60 pessoas, entre alunos, professores e convidados.
Os estudantes, com idade entre 10 e 16 anos e residentes em áreas rurais da região, tiraram dúvidas sobre o tema que já haviam conhecido em sala de aula e aprenderam na prática, técnicas de cultivo sem utilização de defensivos agrícolas e adubos químicos.
A agente de assistência técnica (ATEC), Elen de Sá Goiz, apresentou os malefícios dos produtos químicos utilizados na agricultura que vão desde insuficiência renal, câncer e até a morte. Elen falou também das vantagens da preservação do meio ambiente aliado a benefícios econômicos como incentivos governamentais, venda de créditos de carbono, etc.
A tecnologia presente na propriedade é de Sistemas Agroflorestais onde há o cultivo do cacau junto da mata nativa da região e uma horta orgânica onde se cultivam várias espécies de verduras e leguminosas. Os alunos puderam conferir de perto a cultura de hortaliças sem utilização de agrotóxicos. Os adubos utilizados foram obtidos de forma natural por meio do manejo correto do solo.
Edivaldo de Souza, irmão da proprietária, explicou que a utilização de agrotóxicos, uma vez aplicada, torna o ambiente viciado e por essa razão, ele evita o uso em sua propriedade. Edivaldo ressaltou que a cobertura vegetal, mantém a umidade do solo e evita o ressecamento da terra. O plantio de determinadas ervas como o cravo e a pimenta, ajuda manter o equilíbrio e repelem de forma natural insetos e potenciais predadores.
Perguntado sobre a importância do PRS em sua propriedade, Edivaldo destacou a assistência técnica e o suporte dados pelos técnicos e monitores do projeto, fortalecendo um trabalho que já vinha sendo feito e principalmente a melhora na rentabilidade e competitividade no mercado.
O Rural Sustentável promove a implantação de Agricultura de Baixo Carbono(ABC) e a diminuição da geração dos Gases do Efeito Estufa (GEE).