Estudantes baianos aprendem a fazer biofertilizante orgânico natural

Produto contribui para o melhor desenvolvimento das plantações

A troca do conhecimento popular, aliado as práticas sustentáveis de preservação do meio ambiente. Esse foi o objetivo do Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), realizado no dia 17 de abril, na Casa Familiar Rural (CFR), no município de Presidente Tancredo Neves, na Bahia.  O evento abordou o tema Produção de biofertilizantes e contou com a participação de alunos do ensino médio, filhos de agricultores familiares e que residem na zona rural do município.
A atividade foi iniciada com a apresentação do projeto, enfatizando a importância da implantação das tecnologias de baixo carbono para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. As palestras abordaram sobre a importância da implantação das tecnologias de baixo carbono e incentivou os estudantes a repensarem as práticas adotadas em suas propriedades. Seja no plantio utilizando a diversificação de culturas, manejo dos solos ou na recuperação de áreas degradadas.
“É muito gratificante saber que o Projeto Rural Sustentável está conseguindo atingir sua meta, que é mudar a mentalidade de quem vive no campo. Quando vejo o interesse dos estudantes, em conhecer as tecnologias e as práticas adotadas para preservar o meio ambiente, já percebo um grande avanço. Ações como esta, tem que prevalecer e se consolidar cada dia mais nas escolas das comunidades rurais”, disse a técnica agrícola Neuzi.
A agricultora Leda Amparo, é beneficiária das ações do projeto e tem em sua propriedade um Sistema Agroflorestal (SAF). Dona Leda e a técnica agrícola, Neuzi, ensinaram na prática, como produzir um biofertilizante orgânico natural, feito com produtos simples e com nutrientes essenciais para as plantas.
“Estamos apresentando um produto muito usado na roça, que ajuda a manter o equilíbrio nutricional das plantas, conferindo a elas maior resistência ao ataque de pragas e doenças”, disse a agricultora Leda Amparo. Água, folhas de salsa, fosfato natural e cinzas são alguns dos ingredientes usados para fazer o biofertilizante liquido. A mistura pode ser batida e ser armazenada, de 30 a 60 dias para formar uma calda. Após esse processo, deve ser coado e colocado em um pulverizador e aplicado nas plantas de 15 em 15 dias, ou mesmo de mês em mês.
O estudante Thiago Souza, comentou que a escola trabalha em regime de alternância, o que permite colocar em prática tudo aquilo que aprendeu nas aulas em casa. “Somos empresários rurais que vivem em busca de novos conhecimentos para aplicar em nossa propriedade, e hoje estamos apostando em uma agricultura sustentável, fazendo o uso de tecnologias que preservem o meio ambiente”, declara Thiago.
Participaram do Dia de Campo, 57 alunos da escola Casa Familiar Rural. Os alunos estudam disciplinas do ensino médio e tecnologias para trabalhar com a terra, colocando em prática a maneira mais adequada de lidar com a realidade do campo.