Theobroma em Rondônia recebe Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável

Evento abordou o Sistema Agroflorestal e formas de aplicação

No dia 19 de abril, aconteceu no município de Theobroma, em Rondônia, o Dia de Campo (DC), do Projeto Rural Sustentável (PRS). O encontro foi realizado no Assentamento Vale Encantado, na propriedade do Sr Oseias Souza da Silva e teve como tema principal a Organização Social, Cooperativismo e Administração Rural.
Estiveram presentes, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região de Theobroma, Adelson Pereira, o vice-presidente do Sindicato, Paulo César, o Diretor de Políticas Sociais do Sindicato, Rogério Oliveira e o presidente da Associação dos Produtores do Vale Encantado Nivaldo Souza.
A tecnologia presente na propriedade do Sr Oseias, é um Sistema Agroflorestal com plantações de urucum, cacau, banana, graviola, cupuaçu entre outras. O engenheiro Everton Barboza, destacou que o sistema é o tipo de manejo da terra considerado o mais correto, pois diminui a degradação do solo e mantém o meio ambiente em equilíbrio. A importância da administração rural para uma melhor obtenção de lucros e escoamento da produção, também foi outro tema abordado pelo engenheiro.
O Presidente da Associação dos Produtores do Vale Encantado, Nivaldo, falou sobre cooperativismo e a importância da agricultura familiar. “Os pequenos produtores estão colocando no mercado o que os grandes produtores não conseguem, que são produtos com qualidade superior e sem uso de defensivos agrícolas a preços competitivos”, destacou. Nivaldo salientou as vantagens da organização social dentro do assentamento e da união dos produtores.
O Projeto Rural Sustentável incentiva a agricultura de baixo carbono e a conservação da biodiversidade para a proteção do clima.