Sustentabilidade, conservação e geração de renda no campo

Planejamento e diversificação são soluções para proteger solo e nascentes

“Sustentabilidade, conservação e renda”. Esse foi o tema abordados em dois dias de campo, do Projeto Rural Sustentável (PRS), promovidos nos dias 14 e 15, na Chácara Prata e Sítio Vale do Paraíso, ambas localizadas em Marabá, no sudeste paraense. Os eventos tiveram a participação de 65 pessoas, entre produtores rurais e estudantes universitários.
A agricultura itinerante ainda é muito praticada por agricultores e causa impactos negativos ao meio ambiente, já que para preparar uma determinada área para o plantio produtores utilizam o fogo e formas inadequadas de derrubadas de árvores.
“É uma prática em que se derruba e planta árvores sem preocupação com o manejo sustentável da terra. A ideia é que os produtores realizem um planejamento e que aproveitem as áreas já abertas”, explica Paulo Henrique, engenheiro agrônomo e agente de assistência técnica do PRS.
No Dia de Campo, foi apresentado como os produtores podem elaborar um planejamento tendo em vista a proteção ao solo e as nascentes na propriedade. Além disso, os participantes conheceram formas de diversificar a produção e ampliar a renda durante o ano, uma forma de aproveitar todos períodos de plantio do calendário agrícola.