Cultivo de banana da terra promove mudança econômica

Atividade pode melhorar renda de agricultores do Baixo Sul da Bahia

Agricultores familiares do Município de Presidente Tancredo Neves, na Bahia, apostam no cultivo da banana da terra, como forma de melhorar a renda na produção agrícola. O fruto se apresenta na maioria das fazendas da região, seja para consumo próprio ou para comercialização. Com o objetivo de propagar esta cultura na região, o Projeto Rural Sustentável, realizou no dia 13 de abril, um Dia de Campo sobre o cultivo da fruta.

O encontro na sede da Associação de Moradores da comunidade de Ouro Preto, localizada na zona rural do município, reuniu 30 agricultores familiares, que buscavam adquirir conhecimento técnico sobre o cultivo. Os assuntos tratados foram custos de produção, seleção de mudas, preparo do solo, irrigação, controle de pragas e comercialização.

A atividade foi conduzida pela técnica em agropecuária, Neuzi Souza Santos, que apresentou as diferentes fases de desenvolvimento do cultivo da banana da terra. Neuzi explicou, que é muito importante selecionar boas mudas. “As mudas podem definir o sucesso da produção. Quando bem selecionadas, as mudas se adaptam muito bem aos tratos culturais que a planta exige e o agricultor pode colher frutos de excelência. Oriento mudas do tipo chifrão, chifre ou chifrinho, sendo a mais indicada para a nossa região a chifre e chifrão, que possuem baixa probabilidade para ataques de pragas ou doenças” explica Neuzi.

No Dia de Campo, os produtores visitaram um bananal em produção, visualizaram na prática o plantio de mudas, aprenderam a fazer covas segundo a medida técnica correta para o plantio de banana da terra e seguir o critério correto do espaçamento entre plantas.

Os produtores também foram orientados sobre adubação de fundação, utilizando uma fonte fósforo e matéria orgânica a exemplo da compostagem. A indicação recomendada pela técnica foi a análise de solo, que indicará a quantidade de nutrientes e o período para ser feita a adubação.

Outro tema discutido no encontro, foram as doenças e pragas que atingem a bananeira, a exemplo da sigatoka negra, sigatoka amarela e moleque da bananeira. Pragas que podem devastar toda a produção. A indicação para o controle dessas doenças é a poda sanitária, roçagem para o controle de ervas e daninhas e ensacamento do fruto.

Para colheita, foi explicado que não se deve permitir que o cacho de banana seja ralado, pois isso impacta no processo de comercialização. A banana da terra deve ser colhida antes da maturação porque perde o valor comercial. Também é preciso fazer lavagem dos cachos, eliminando manchas e fungos que possam haver no fruto. Para o transporte não é indicado o uso das palhas. A carga deve ser coberta por uma lona até o local de entrega.

O agricultor Josino Sampaio de Souza, achou o Dia de Campo, muito proveitoso. “Já somos produtores de banana da terra, mas participar de um evento como esse é sempre enriquecedor. Aumentamos bastante o nosso nível de conhecimento sobre o cultivo de banana da terra, em especial a atividade prática, que nos mostrou a técnica correta de plantio.” disse o agricultor.

A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), já fornece a banana para a produção chips, que leva óleo vegetal e sal. A cooperativa se encarrega do processo de produção, embalagem e fornecimento para os grandes supermercados a preço justo e competitivo.

O Dia de Campo sobre o cultivo da banana da terra, faz parte das atividades realizadas pelo Projeto Rural Sustentável, na Bahia. As atividades acontecem nas Unidades Demonstrativas (UD), propriedades já contempladas com as ações do projeto, onde os agricultores que adotam as práticas de agricultura de baixo carbono, são remunerados.

Essa capacitação teve como anfitrião o agricultor João Pereira Melo, que já possui uma UD em sua propriedade, com os cultivos de cacau, banana da terra, cupuaçu e seringueira.

“Participar desse projeto é uma satisfação, porque ele nos incentiva a cuidar melhor do meio ambiente. Já houve uma grande mudança nessa região após a chegada do Rural Sustentável. O comportamento dos agricultores mudou e eles estão plantando cada vez mais e preservando área de mata e nascentes. Hoje você não tem ninguém mais desmatando, graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Projeto”, afirmou seu João.