Seminários Temáticos promovem troca de conhecimento entre participantes

Os encontros aconteceram nos setes estados brasileiros contemplados pelo PRS

O Projeto Rural Sustentável entende, que o desafio de fortalecer a agricultura de baixo carbono nos Estados e Municípios, depende do fortalecimento da rede de Instituições, tanto públicas, como privadas e do Terceiro Setor, dispostas a dialogar e encontrar os caminhos para incentivar, compartilhar informações e apoiar o desenvolvimento Rural Sustentável. A partir desse entendimento foram realizados, em fevereiro e março de 2018, uma série de  Seminários Temáticos, em cada um dos 7 (sete) estados contemplados no Projeto.
O objetivo foi mobilizar as instituições, públicas federais e estaduais que atuam com as temáticas abordadas pelo Projeto Rural Sustentável e políticas públicas, as prefeituras dos municípios abrangidos pelo Projeto, instituições de assistência técnica rural e as universidades. A ideia foi apresentar os resultados do Projeto e construir coletivamente as estratégias de fortalecimento do desenvolvimento rural sustentável, oportunizando um espaço de integração e sinergia entre as ações para maximizar os resultados e as políticas públicas de incentivo e promoção desse tema.
Os resultados dos encontros mostraram que, existe um engajamento dos municípios em relação as atividades do PRS, e, aqueles que não estavam envolvidos, passaram a entender a importância e potencialidades do projeto. A atividade participativa realizada nos seminários, serviu para colher informações com potencial de desenvolvimento e integração do Rural Sustentável nos municípios participantes. Alguns deles, já possuiam programas e projetos com propósitos semelhantes ao PRS. Além disso, a troca de experiências mostrou a possibilidade de implantação das tecnologias de baixo carbono, em todo o território brasileiro.