Vantagens dos Sistemas Agroflorestais são apresentadas para produtores rurais em Mato Grosso

Qualidade de vida para toda a família é apontada como o principal retorno da atividade.

Nova Canaã do Norte, recebeu no dia 31 de março, Dia e Campo (DC), do Projeto Rural Sustentável (PRS), com o tema  “Sistemas Agroflorestais”. Ao todo, 43 produtores rurais da região, estiveram no Sítio Santa Luzia, do produtor Luis Carlos Cavichia, para acompanhar a atividade.

O engenheiro agrônomo, Renato Anderson Felito, falou sobre as vantagens e as características desses sistemas, que são considerados práticas agrícolas sustentáveis por assemelhar o processo produtivo aos de uma floresta. O Sistema Agroflorestal combina diversas culturas e espécies florestais, frutíferas, leguminosas, hortaliças, em um mesmo espaço, simultaneamente. O processo promove a diminuição da utilização de agrotóxicos e o desmatamento, promovendo a conservação de recursos naturais, além de contribuir com a geração e renda dos produtores rurais.

“Ao contrário da agricultura convencional, a agroflorestal é um tipo de manejo de uso da terra, que tende a diminuir a degradação do solo evitando a queda produtiva. A técnica serve também como adubo verde, diminuindo as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), pelo elevado potencial em sequestrar carbono pelas árvores por meio da fotossíntese”, explica Renato.

A propriedade do Seu Luis Cavichia, tem 49,66 hectares, e a Unidade Demonstrativa (UD) possui 4,8 hectares onde foi desenvolvida a tecnologia de baixo carbono, Sistema Agroflorestal (SAF). Para Renato, o que mais chama atenção dos produtores rurais, é que “esses sistemas permitem que produtores com pequenas áreas tenham a possibilidade de se adequar as questões ambientais e, ainda, produzir alimentos de qualidade, tanto para subsistência quanto para complementar a renda familiar em uma mesma área”.

A agente de assistência técnica (ATEC), do Rural Sustentável, Tatiana Almeida, reforçou que o uso da tecnologia, é recomendado para pequenos produtores rurais e áreas de assentamento agrícola, pois “pode promover a diversificação da produção e aumento de renda, podendo utilizar a mão de obra familiar, minimizando gastos externos à propriedade”.

Seu Luis Cavichia, finalizou o dia de campo mostrando a sua agrofloresta e explicando que o retorno de todo o trabalho é muito positivo, pois, além de ter a família unida e envolvida na atividade, “os sistemas agroflorestais proporcionam qualidade de vida, o que vai muito além do retorno financeiro”.