Recuperação de pastagem com Sistema Silvipastoril é destaque em Dia de Campo

Propriedade mineira alia regeneração de solo com floresta plantada

O município de Setubinha, localizado a 580 km de Belo Horizonte, recebeu um Dia de Campo, organizado pelos parceiros do Projeto Rural Sustentável (PRS). O tema do evento foi Desenvolvimento de Capim Mombaça em Sistema Silvipastoril.
Dono da fazenda Duas Pontes, umas das Unidades Demonstrativas (UDs), do Rural Sustentável no município, Seu Otaviano Rodrigues dos Santos, começou a trabalhar na zona rural com apenas 10 anos de idade e tem uma longa experiência profissional dedicada a agropecuária. “Apesar de não ter tido oportunidade de estudar eu consegui muito conhecimento dentro das empresas de que fiz parte. Isso me ajudou bastante”, disse.
Há alguns anos, Otaviano adquiriu a propriedade que, segundo ele, tinha bastante erosão. “O solo quase não prestava, e com minha vivência e ajuda dos meus filhos, que são técnicos agrícolas, começamos a ajeitar o solo e a plantar. Hoje, você pode ver que nosso pasto está mais bonito. Iniciamos a plantação de eucalipto que, além de aumentar a renda, ajuda o meio ambiente”, ressaltou.
Para o técnico agrícola, Jamerson Barbosa, o capim Mombaça é uma gramínea de fácil manejo e voltado para a produção leiteira. “Hoje as mudanças climáticas nos fazem repensar o modelo de produção que estamos acostumados a manter. Infelizmente, nossa região tem uma quantidade de hectares em avançado estado de degradação”, destacou.
Jamerson salienta que 50 a 60% das pastagens de Minas Gerais, estão em grande processo de erosão, mas que se tratadas com tecnologias corretas, podem ser recuperadas com novas áreas de plantio, evitando o aumento de desmatamento. “A utilização desse sistema integrado que é apresentado na propriedade, só beneficia o produtor, pois melhora a pastagem, tem a lucratividade com a venda do eucalipto e aumenta a produção leiteira por meio do bem-estar animal proporcionado pelas árvores”, declarou.
O PRS
O Projeto Rural Sustentável é resultado de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).