Importância das Áreas de Proteção Permanente para produção agrícola

Beneficiados podem ter ganhos financeiros dependendo da tecnologia escolhida para a recuperação.

Os alunos do curso técnico em Agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional do Sudoeste do Paraná (CEEP), de Francisco Beltrão, participaram no dia 28 de março, do Dia de Campo realizado pelo Projeto Rural Sustentável, no município de Renascença, região sudoeste do Paraná.
O evento contou com a participação de 33 jovens e mais 3 professores que puderam ver de perto e na prática, a importância das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal (RL), como elementos fundamentais nos processos de produção agrícola.
Odenir de Barba, técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), convidado para tratar do tema e também sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), enfatizou os benefícios ambientais gerados pela conservação destes recursos nas propriedades rurais e fez um apelo aos estudantes: “quando vocês estiverem a frente desses processos depois de formados, lembrem que a água é um bem fundamental e que deve ser mantido pela necessidade social e ambiental que possui e não somente porque é exigido por lei”, orientou ele.
O local da troca de conhecimentos e da vivência prática sobre a gestão rural sustentável, foi a propriedade do Hélio Bressiani, uma Unidade Demonstrativa (UD) aprovada pelo Projeto no município. Além das áreas de conservação florestal, a propriedade possui também um sistema de captação de dejetos animais (esterqueira) que após coletado, é reinserido nas lavouras e nas áreas de pastejo como adubo orgânico de excelente qualidade.
Para a Eng. Agrônoma, Daiani Betiolo Antonelo, a oportunidade de participar do Dia de Campo foi única. “Mostramos aos alunos que as teorias estudadas em sala de aula sobre a conservação do solo e a sustentabilidade, são aplicadas no dia a dia das propriedades e isso caminha junto com os bons resultados na produção agrícola.” Daiani destacou também a importância do Projeto Rural Sustentável como ferramenta de capacitação e aprendizagem nesse contexto.