Uso de espécies arbóreas na recuperação de áreas degradadas no Mato Grosso

Dia de Campo reforçou a importância das árvores para recuperar o solo.

Com o tema “Utilização de espécies arbóreas na recuperação de áreas degradadas”, o Projeto Rural Sustentável realizou mais um Dia de Campo (DC) no Mato Grosso. Desta vez, o encontro aconteceu no Sítio Porta do Céu, do produtor Valdir Luiz de Oliveira, em Nova Canaã do Norte.
Ao todo, 27 pessoas entre estudantes, técnicos e produtores rurais da região assistiram as palestras sobre recuperação ecológica, ministradas pela engenheira agrônoma, Jenyffer Lopes Rodrigues. A agrônoma, explicou sobre a importância do bom uso da terra, uma vez que “a degradação é o conjunto de processos que causam danos ao meio ambiente, reduzindo a capacidade produtiva e a qualidade dos recursos naturais, culminando na perda do solo”.
O uso de espécies arbóreas na recuperação de áreas degradadas é importante para a biodiversidade, uma vez que a prática pode viabilizar uma série de melhorias ecológicas, sociais e econômicas, o que traz impactos positivos e acaba fortalecendo a região agrícola envolvida.
O produtor, Valdir Luiz de Oliveira e a agente de assistência técnica (ATEC), Samara Valera, participam do Rural Sustentável, com uma Unidade Demonstrativa (UD) de 03 hectares, que aplica a tecnologia Recuperação de Áreas Degradadas com Floresta (RAD/F). A técnica tem por objetivo preservar a conservação ambiental além de ser ideal para recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.
“A recuperação de áreas degradadas é uma estratégia para garantir vida ao solo, aumentando as características físicas e químicas da terra, protegendo da ação das chuvas e deixando a área mais resistente à erosão”, explica a palestrante.
Seu Valdir falou que, para se ter sucesso na recuperação de áreas degradadas é preciso “cercar a área e interromper qualquer ação humana que possa causar desequilíbrio, identificar espécies nativas potenciais com a maior diversidade possível, ocupar todos os estratos (alturas) e favorecer cada espécie de acordo com suas necessidades”.