Da sala de aula para o campo

Alunos fazem visita técnica em duas Unidades Demonstrativas na Bahia

Estudantes do curso de agronomia da Faculdade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participaram no dia 22 de março, de duas visitas técnicas em Unidades Demonstrativas do Projeto Rural Sustentável. A primeira parada, foi na fazenda Duas Irmãs, localizada na zona rural do município de Igrapiúna, na Bahia.
A visita teve como objetivo, conferir a teoria aplicada em sala de aula, com a demonstração prática no campo. Os estudantes conheceram uma área de recuperação florestal de uma nascente e ouviram o técnico Amauri Souza Cruz, da Organização de Conservação da Terra (OCT), que explicou a importância de se fazer o reflorestamento correto com plantio de mudas de espécies nativas da região.
“Essa era uma área degradada, sem vida, mas há seis anos foi feito um trabalho de conscientização com o produtor sobre a importância de manter preservada essa nascente. Hoje, ele tem uma nascente reflorestada, preservada e beneficiando muitas famílias da região que precisam de água limpa para viver”, disse Amari.
O agricultor Jovan Rocha do Nascimento, dono da fazenda Duas Irmãs, reconheceu o resultado desse apoio técnico. “É muito bom poder contar com a assistência técnica especializada, que nos ajuda a crescer e melhora nosso desempenho na atividade rural. O Projeto Rural Sustentável, nos incentiva a produzir de forma sustentável, utilizando técnicas de agricultura em conformidade ambiental”, explicou Jovan.
Segundo o agricultor, aquela área que hoje é produtiva, era antigamente de pastagem degradada e foi recuperada graças as melhorias da integridade física, química e biológica da área. Atualmente, a área possui plantações de seringueira, cacau, cupuaçu e banana.
No Sistema Agroflorestal da fazenda Duas Irmãs, atualmente são colhidos 128 arrobas de cacau ano que corresponde a 900 plantas em um hectare, com um ganho médio anual de R$ 18.560,00 reais.
Na segunda parte da visita técnica, os estudantes puderam conhecer mais uma Unidade Demonstrativa (UD) do Rural Sustentável. Desta vez, foi no sitio União, do agricultor Marivaldo dos Santos, onde ele mantém uma área de Sistema Agroflorestal (SAF), com diversos cultivos. Os estudantes aprenderam também a fazer a biocalda de cacau, um composto orgânico indicado para a revitalização e fertilização do solo.
O agricultor familiar Marivaldo, levou os alunos para conhecer toda sua área. “É uma alegria ver que minha roça serve de modelo para esses estudantes. Eu defendo a agricultura orgânica e apoio o Rural Sustentável. Sempre digo que a cidade depende do alimento do campo, mas o campo não depende do alimento da cidade. Somos nós que produzimos o mamão, a mandioca, a banana da terra, o cupuaçu e outras culturas que abastecem os supermercados, por isso somos ricos em variedade, preservando a sustentabilidade”, declarou Marivaldo.
Na área de SAF, os estudantes entenderam como ele planejou o plantio e o ciclo de cada cultura para que houvesse sucesso durante todo o ano.  Marivaldo, explicou que conhece bem o clima da região e que esse é o fator mais importante do processo de produção, porque o solo, a planta e o clima devem estar em harmonia, para garantir a colheita. O processo de coleta para análise de solo, é importante porque indica a fertilidade do solo a ser usado, explicou ele.
A estudante mexicana que faz intercâmbio no Brasil, Yezenia Aguiar, falou das suas impressões sobre a ida ao campo. “No México também temos cultivos agrícolas orgânicos, mas o processo é muito burocrático e acaba ficando muito caro para o consumidor. Vejo que no Brasil é mais simples e acessível para todos.Esse método deveria ser compartilhado em outros países para termos uma melhor qualidade alimentar”, comentou  Yezenia.
A visita técnica feita pelos alunos da UFRB, foi idealizada pela também estudante Camila Silva, que é técnica em agropecuária e acha que é importante para os colegas conhecerem as práticas agrícolas sustentáveis que os agricultores estão adotando, como as formas de colheita e os ciclos, que ampliam o nível de conhecimento prático. “Por conhecer a realidade dos agricultores do Baixo Sul da Bahia e a importância do Projeto Rural Sustentável, me sinto na obrigação de propagar esse modelo de agricultura de baixo carbono para meus colegas estudantes de agronomia. A partir dessas experiências, podemos nos tornar profissionais diferenciados reconhecendo a importância de produzir, sem agredir a natureza e as pessoas”, declarou Camila.