Agricultores baianos conhecem edital para obtenção de Mudas e Insumos agrícolas

Benefícios contemplam produtores que já possuem uma Unidade Multiplicadora

Agricultores familiares do município de Presidente Tancredo Neves, na Bahia, contemplados por Unidades Multiplicadoras (UMs), do Projeto Rural Sustentável (PRS), participaram no dia 23 de março, de uma reunião sobre os benefícios para a aquisição de mudas e insumos.
O encontro promovido pela Cooperativa de Trabalhadores para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOAFA), teve como objetivo difundir informações oficiais sobre o edital do Programa de Mudas e Insumos do PRS. O Programa bonifica financeiramente aqueles que possuem uma UM e deseja incentivo para adquirir implementos para a manutenção das tecnologias de baixo carbono realizadas em suas propriedades.
Durante a reunião, os agricultores sanaram suas dúvidas e apresentaram suas necessidades para a aquisição de ferramentas que possam ajudar no trato com a produção.  Enxada, serra de poda, tesoura de poda, facão, bainha, enxadete, cavadeira, carro de mão, podão, cavalete e calcário foram os utensílios sinalizados pelos produtores durante o encontro.
O engenheiro agrônomo, Wilson Souza Nunes, comentou que o edital é mais uma janela de oportunidade para os agricultores de Presidente Tancredo Neves. “Todos aqui já fazem parte do Rural Sustentável por possuírem uma UM. O incentivo para a compra dos insumos é mais um ponto positivo do Projeto. É uma grande alegria fazer parte de uma ação como esta”, comenta Wilson.
A presidente da cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatam), Edinalva Santana Lima, disse que está na expectativa para contemplar as ações desse Projeto.  “Sei que o Rural Sustentável é muito bom para os agricultores familiares. Ele preconiza ações de preservação ao meio ambiente e o melhor, a agroecologia.  Penso que esta iniciativa deve ser contínua e de longo prazo, para assim conscientizar cada vez mais os agricultores sobre a preservação do meio ambiente”, declarou Edinalva.
Aproximadamente 50 pessoas estiveram presentes à reunião. Todos contemplados recentemente com uma Unidade Multiplicadora do Projeto, área de produção rural onde será implantada uma ou mais de uma das tecnologias e atividades de adequação ambiental.