Agricultores baianos conhecem os princípios do associativismo e cooperativismo

Trabalho coletivo como estratégia para o fortalecimento da atividade rural

Incentivar a produção agrícola familiar de forma coletiva, por meio do Associativismo e Cooperativismo. Este foi o objetivo da capacitação realizada, no Dia de Campo, do Projeto Rural Sustentável (PRS), em 15 de março, no município de Igrapiúna. O evento contou com a participação de 30 agricultores da comunidade da Feira do Rato, zona rural do município.
O papel da associação, princípios do cooperativismo, direito dos cooperados, acesso ao mercado, qualidade dos produtos e gestão da produção foram alguns dos temas apresentados pelo agente técnico em agropecuária (ATEc), Josué Castro, do Instituto Federal Baiano. “A nossa intenção é melhorar o nível de conhecimento dos agricultores sobre esse assunto, que precisa ser difundido cada dia mais”, comentou Josué.
O encontro aconteceu em uma Unidade Demonstrativa (UD), de propriedade do agricultor Adeilton Pereira de Jesus, que possui uma área com Sistema Agroflorestal (SAF) implantado. Representantes da Associação dos Produtores do Vale do Juliana (Aprovale) e a Associação Unidos Venceremos Dona Maria do Carmo, participaram contando suas experiências já vividas como cooperados.
Estudantes do Instituto Federal Baiano, em Valença, também estiveram presentes, e puderam conhecer a importância do cooperativismo, como instrumento para o desenvolvimento rural.