Agricultores baianos aprendem a fazer composto orgânico natural

Esterco de gado e cascas de frutas são ingredientes para a confecção do composto

Agricultores que possuem em suas propriedades um Sistema Agroflorestal (SAF), puderam conhecer no dia 20 de março, um defensivo agrícola natural conhecido como biocalda de cacau. A capacitação foi realizada na Fazenda Tubarão, município de Piraí do Norte, na Bahia.
O Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável, reuniu cerca de 20 agricultores familiares, que aprenderam na prática a fazer o composto orgânico natural usado para a revitalização e fertilização do solo.
O Seu Erivaldo Santos Memedi, agricultor familiar e dono da propriedade, foi o responsável por apresentar o experimento feito na própria fazenda. Em meio a plantação de cacau, os participantes visualizaram o material a ser utilizado para fazer o composto. Arroz, açúcar, pó de serra e estercos bovinos são alguns dos itens para a preparação da biocalda.
Participaram da capacitação, o técnico agrícola, Amauri de Souza Cruz e o agrônomo Eduardo Mamedi, ambos da Organização de Conservação das Terras (OCT), além do monitor de campo André Luiz, do Rural Sustentável.
A biocalda é uma opção rentável para o agricultor e com excelentes resultados a longo prazo. Este composto natural é bom para a qualidade dos frutos e provoca o aumento da produtividade. Os agricultores que adotam essa prática, diminuem a incidência de pragas e auxiliam o crescimento da planta. Durante a atividade prática, os agricultores aprenderam os passos do preparo, despejando em um tanque de 500 litros, todos os ingredientes necessários para o processo de fermentação anaeróbica.
Seu Erivaldo, utiliza boa parte dos insumos da própria terra, como por exemplo, a casca do cacau, folhas de bananeiras e esterco dos animais de criação da fazenda. “Essa biocalda é atualmente o melhor fertilizante natural que eu conheço. Minha produção é toda orgânica, com certificação, por isso eu não poderia andar na contra-mão da sustentabilidade. Então, eu faço uso de um composto 100% natural, e rico em nutrientes”, explica seu Erivaldo.
O agricultor Eduardo Jesus Cruz, aprendeu esta técnica simples e barata de aumento da produção por fonte natural, livre de produtos químicos industrializados. “Não fazia idéia que era tão prático fazer a biocalda, até então eu só ouvia falar, mas não conhecia o processo de produção. Tenho em minha fazenda fruteiras como: rambutão, cacau e coco e que precisam de um estímulo para continuar se desenvolvendo”. afirma Eduardo Cruz.
O técnico Amauri, comenta que a atividade coletiva e a troca de experiências fazem do Dia de Campo, do Projeto Rural Sustentável, um momento especial na vida dos agricultores familiares assistidos pelo projeto. “Uma capacitação como esta, contribui significativamente com a prática de novas tecnologias sustentáveis, além de promover o manejo ecológico do sistema produtivo agrícola. A nossa intenção é impulsionar o aumento da produtividade, a renda do produtor e a conscientização ambiental” afirmou o técnico.
Após o preparo do composto orgânico, os agricultores puderam conhecer toda a área produtiva de cacau da propriedade, que é uma Unidade Demonstrativa (UD) do Rural Sustentável, e implantou a tecnologia Sistema Agroflorestal (SAF).
Seu Erivaldo, mostrou com faz o processo de decomposição biológica da matéria orgânica, aproveitando cascas, folhas secas e pó da serra. O processo aproveita os resíduos da própria fazenda para ser utilizada na roça de cacau e nas hortaliças da Dona Maria. Por se tratar de adubo orgânico, ele pode ser usado em toda lavoura.