Sucessão rural muda rumos no campo e diversifica propriedades

Produtores do interior gaúcho experimentam novas formas de produzir

Adair Somavilla, viu na noz pecã, uma fruta seca da mesma família da noz, uma oportunidade de negócio. Ao receber mudas de uma empresa há alguns anos, garantiu uma atividade que, segundo ele, não necessita tanto investimento, sofre menos variações de preço e deve render cerca de 70 anos de frutos.
O produtor cultiva a noz, que é muita usada em padarias, confeitarias e consumida in natura, em Frederico Westphalen, interior gaúcho, distante 420 quilômetros da capital, Porto Alegre. A propriedade, localizada na comunidade de São João do Porto, é Unidade Demonstrativa (UD) do Projeto Rural Sustentável e conta também com cerca de 40 cabeças de gado de corte. Adair, de 51 anos, nasceu no local e há 13 anos optou por diversificar a área tomando à frente da propriedade da família, hoje administrada por ele e pela esposa Marinalva. O casal vende as nozes para uma empresa de Cachoeira do Sul, a cerca de 430 quilômetros de Frederico.
No último dia 14 de março, mais de 60 pessoas se encontraram no ginásio local para um Dia de Campo, promovido pelo Projeto, para aprender mais sobre o cultivo de nozes. “Com isso, eles conhecem a realidade e isso é gratificante”, afirma Adair, orgulhoso de ser referência.
Uma das participantes era Denise Secretti, de 26 anos. Ela já participa do Rural Sustentável com uma Unidade Multiplicadora (UM), onde implantou uma das quatro tecnologias apoiadas pelo projeto Recuperação de Área Degrada com Pastagem (RAD-P), Recuperação de Área Degrada com Floresta (RAD-F), Floresta ComercialManejo de Floresta Nativa e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), ainda em fase de implantação.
Denise já morou na cidade e fez cursos. Voltou há dois anos, percebeu que se sente mais feliz morando no campo e decidiu assumir a propriedade. Junto com o marido, que é natural da comunidade de São João do Porto, iniciou o trabalho com leite na área que antes era gerenciada pelos pais e utilizada para plantio de grãos.  O casal tem planos de recuperação como por exemplo, replantar alguns eucaliptos que não sobreviveram, melhorando assim o sombreamento do gado leiteiro. Denise e o marido encontram motivação no seu bebê de nove meses, que terá um bom exemplo de determinação da mãe e as transformações que ela está fazendo.