Produtor de 72 anos é modelo na região central do Rio Grande do Sul

Propriedade recebe produtores do Brasil e exterior

Laurindo Beling, vive há 72 anos, com sua esposa Lira, em Linha Pomeranos, interior de Agudo, região central do Rio Grande do Sul. No começo, seus pais trabalharam ali como funcionários e depois conseguiram adquirir uma área.
Hoje a propriedade é referência em Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF) recebendo estudantes, proprietários rurais do Brasil e de outros países, além de técnicos de extensão rural interessados em conhecer o funcionamento das atividades produtivas. Todos são recebidos com a atenção de quem cuida dos eucaliptos um por um para fazer com que o gado de corte, que ocupa 42,3 hectares da área, conviva em harmonia com as árvores.
A propriedade é uma Unidade Demonstrativa (UD), do Projeto Rural Sustentável, que incentiva pequenos e médios produtores a adotarem técnicas que reduzam as emissões dos gases que influenciam as mudanças climáticas. Além do gado de corte e eucalipto para comércio madeireiro, há hortaliças para consumo da família e 20 hectares de soja. Laurindo já perdeu as contas de quantos Dias de Campo (DCs) e visitas recebeu em sua propriedade. Só em março, já houve um DC do Rural Sustentável com a presença de pequenos produtores rurais de mais de sete cidades da região da Quarta Colônia, próxima a Santa Maria, e outro com 30 participantes vindos do Uruguai, que terminaram a atividade entusiasmados com a troca de experiências.
Hoje apenas o casal mora na propriedade, mas a casa já foi habitada por quatro pessoas. Laurindo e Lira tiveram um casal de filhos: Romar é jornalista e mora em Santa Maria e a filha nasceu com uma deficiência e faleceu. Este é apontado por Laurindo como um dos momentos de maior dificuldade enfrentado pelo casal.
A superação das dificuldades veio aos poucos, no trabalho com o gado, no cuidado com as nascentes, nas idas às festividades do centro comunitário da localidade. Em 2017, o produtor recebeu o prêmio Feira da Floresta, voltado a produtores e empresas que se distinguem em termos de inovação florestal no Rio Grande do Sul.
O prêmio possibilitou a Laurindo e a família conhecer Gramado, na Serra Gaúcha. “Foi um sonho, ainda não acredito que aconteceu”, confidencia Laurindo mostrando o álbum de fotos da entrega do prêmio, que coroa sua trajetória que hoje é modelo para muitos outros trabalhadores do campo.