Tecnologias de baixo carbono surpreendem agricultores no Paraná

Dia de Campo realizado em Renascença incentiva produtores a participar do Rural Sustentável

A propriedade do Sr. Nelson Rogério Pereira, é uma Unidade Demonstrativa (UD), aprovada pelo Projeto Rural Sustentável, em Renascença e serviu de base para a exposição de boas práticas voltadas a gestão rural sustentável e dos resultados positivos colhidos a partir da implantação das tecnologias de baixo carbono, apoiadas pelo projeto.
O Dia de Campo, realizado no dia 08 de março, reuniu 40 participantes entre técnicos em extensão rural, pesquisadores, produtores já contemplados nas chamadas de Unidades Multiplicadoras (UMs) e outros produtores que participavam pela primeira vez de uma ação do Projeto.
Nelson Pereira, conta que a partir da realização do primeiro evento técnico em sua propriedade, em novembro de 2017, outros produtores do assentamento João de Paula, procuraram os agentes indicados, para analisar suas áreas e cadastrá-las no projeto. “Muita gente daqui que veio no outro Dia de Campo, nunca tinha ouvido falar nas técnicas. Depois que eles viram que misturar lavoura e pastagem com os eucaliptos dava certo, muitos se interessaram pelo projeto”, explica ele.
Os participantes puderam ver os benefícios do cuidado com a terra e da implementação das tecnologias apoiadas pelo Rural Sustentável. A propriedade do seu Nelson, já possuia  áreas com Floresta Comercialintegração-Lavoura-Pecuária-Florestas e Área de Conservação Florestal (reserva legal), como campo escola para tratar a questão de microclima.
“O projeto é interessante porque apoia iniciativas de conservação e beneficiamento do solo. Isso motivou muitos produtores a implementar as tecnologias, conclui a agente de assistência técnica, Francine.