Irrigação garante a produção em período de estiagem

Sistema pode representar economia de até 80% de economia de água

Os primeiros meses do ano, no Pará, é um período de maior volume de chuvas, momento em que os produtores rurais aproveitam para intensificar o plantio. No entanto, a partir de maio a estiagem cresce e o agricultores são obrigados a recorrer a alternativas como os sistemas de irrigação. Este foi o tema abordado no Dia de Campo, do Projeto Rural Sustentável (PRS), promovido no dia 21 de fevereiro, na Chácara Plano de Deus, localizada em Marabá, no sudeste do estado.
De maio a novembro, as altas temperaturas são constantes e a irrigação passa a ganhar um papel fundamental na produção ao proporcionar ao solo, umidade suficiente capaz de suprir as necessidades hídricas que as plantas necessitam para crescer e ampliar a produtividade.
No dia de campo, que teve a participação de 14 pessoas, foram apresentados os tipos de sistemas de irrigação, as características e a importância de cada um. A irrigação por gotejamento foi o destaque da apresentação.
O produtor rural Celso Pereira Silva, presente no evento, ficou interessado em implantar o sistema. Nos períodos de pouca chuva, ele recorre ao regador para molhar o plantio, o que traz um gasto na mãe de obra. “Eu gostei do que foi apresentado e acredito que o sistema poderia melhorar a minha produção de hortaliças”, comenta o produtor.
No sistema por gotejamento, a água é colocada sobre a zona da raiz da planta, em alta frequência e baixa intensidade. O método diminui o desperdício de água e quando implantado na forma certa, o produtor pode ter uma economia de até 80% de água. O sistema protege o solo, dá resistência as plantas durante o período de seca e aumenta a produtividade.
Jovair Soares Silveira, já passou pela realidade do uso de regador. Há alguns anos, ele adotou a irrigação por aspersão e há um ano utiliza o sistema de gotejamento. Jovair viu principalmente, a diminuição do consumo de água. “Eu utilizo o gotejamento nas hortas e se fosse no sistema de aspersão, com certeza gastaria 50% a mais do que se gasta hoje”, afirmou o produtor rural.
Apesar de já ter implantado o sistema de irrigação em sua propriedade, Jovair achou que o Dia de Campo, voltado ao tema, foi mais um momento de aprendizado. “Foi importante porque, mesmo já tendo irrigação, nós aprendemos como tornar o sistema mais eficiente e melhorar a produção”, finaliza o produtor.