Sistema Agroflorestal contribui com a adequação ambiental de agricultores familiares paraenses

Produtor aumentou produção de açaí com a utilização da tecnologia

Sistema Agroflorestal (SAF), contribui para a produtividade e conservação florestal. No entanto, a tecnologia de baixo carbono também influência na “Adequação ambiental da agricultura familiar”. Este foi o tema abordado em Dia de Campo realizado, no dia 07 de fevereiro, no Sítio São Raimundo, em Marabá, no sudeste do Pará.
A Unidade Demonstrativa (UD) do Projeto Rural Sustentável (PRS), recebeu 31 participantes, a maioria produtores rurais, assistiram palestra sobre a legislação ambiental dirigida a agricultores familiares. O destaque foi a importância do Sistema Agroflorestal para a recuperação de reservas legais incluindo Áreas de Preservação Permanente (APP).
“O Sistema utiliza essências florestais que ajudam a criar um microclima que restaura, parcialmente, a floresta. A tecnologia reproduz a função da floresta ao mesmo tempo que produz alimentos”, explica Donner Pontes, engenheiro florestal, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), e Agente de assistência técnica (ATEC), do PRS.
Os participantes também conheceram o SAF adotado, no Sítio São Raimundo, onde foram plantadas espécies de açaí, cupuaçu, banana consorciadas a essências florestais, como por exemplo, castanheiras, samaúmas e ipês. Árvores que contribuíram com a proteção ao solo e garantiram o crescimento adequado das árvores frutíferas, além de ampliar cobertura florestal na propriedade.
“Essas árvores dão sombreamento as outras plantas e contribuem com um melhor crescimento”, comentou o produtor rural, Raimundo Sobral, proprietário do Sítio, que também obteve maior rentabilidade ao adotar o SAF. “A gente aumentou a produção com esse sistema e participando do Projeto Rural Sustentável, pudemos comprar uma máquina de bater açaí e um refrigerador. Isso possibilitou utilizar o açaí que produzimos aqui. Além disso, é uma produção que respeita a natureza”, finaliza o produtor rural.