Bonificação por área preservada valoriza produtor gaúcho

Com os recursos, propriedade ganhou estufa e reservatório de adubo orgânico

Celso Teles dos Santos produz hortaliças orgânicas no interior de Lagoa Vermelha, no noroeste gaúcho, a 320 quilômetros da capital, Porto Alegre. A propriedade é uma Unidade Demonstrativa(UD) do projeto Rural Sustentável e recebeu bonificação pela área preservada que mantém.
Para Celso, o recurso é uma premiação por seu cuidado com a natureza e foi investido na reforma de uma estufa e na construção de um reservatório para adubo orgânico. A família – a esposa, uma filha e o genro – também trabalha junto em uma agroindústria de doces e polpas, coordenada pela esposa Suzana. A família ainda trabalha com a criação de ovelhas em campo nativo, plantação de arroz, feijão e milho e gado de leite e corte, mantendo assim um sistema integrado de lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
Os produtos são vendidos diretamente ao consumidor final, que recebe semanalmente os produtos fresquinhos em casa. A família é a primeira a produzir hortaliças orgânicas no município de 27 mil habitantes. A filha, Neiva Grando dos Santos, trabalhou em uma das instituições de assistência técnica credenciadas no Rural Sustentável. A partir do Projeto, ela  orientou a família e auxiliou na transição agroecológica. Neiva decidiu voltar para a propriedade dos pais para continuar na atividade e assim “fazer na prática o que estava apenas falando”, salienta ela. O outro filho do casal trabalha na cidade.
O produtor conta que mora na propriedade há 25 anos, antes disso trabalhou como funcionário em outras áreas, até conseguir adquirir a sua. “O Projeto é para ajudar, incentivar quem preserva. Quem conhece essas técnicas,  não pensa mais em produzir sem pensar também na conservação”, destaca Celso.