Agroecologia influencia produção orgânica em Tucumã, no Pará

O tema foi abordado em Dia de Campo do Rural Sustentável

A produção rural relacionada a agroecologia foi tema do Dia de Campo, do Projeto Rural Sustentável (PRS), realizado no Sítio Pequeno Paraíso, em Tucumã, no Pará, no dia 01 de fevereiro. O evento reuniu 39 pessoas, que conheceram formas de produção orgânica, livre de agrotóxicos.
De área de garimpo a produção orgânica de frutas, verduras e hortaliças. Essa é a história do Sítio Pequeno Paraiso, de Josefina e José Nelson Ferro. Depois da exploração de minério na propriedade, eles iniciaram a Recuperação de Área Degradada (RAD) com o plantio de espécies nativas. O objetivo era recuperar e proteger o rio que passa por dentro do sítio.
Os cuidados com a adubação incluem húmus de minhoca e esterco bovino. “Há um sistema agroecológico de produção que dispensa defensivos químicos. É um produção sem o uso de agrotóxico”, explica Frederico Nascimento, agrônomo e Agente de Assistência Técnica (ATEC), que acompanhou a implantação da RAD.
As técnicas de produção orgânica, inseridas na agroecologia, foram apresentadas no Dia de Campo. No evento, foram mostrados também, os ganhos ambientais, os benefícios econômicos e sociais como por exemplo, menor risco a saúde do produtor e dos consumidores.
“O que nos levou a adotar essa forma de produção, em primeiro lugar, foi a nossa saúde e a da população. Nós não podemos produzir, sem pensar na saúde dos consumidores. E isso trouxe uma procura maior pelos nossos produtos que são livres de agrotóxico”, finaliza o produtor rural José Nelson Ferro.