Análise de solo é tema de Dia de Campo na Bahia

Agricultores aprendem na prática a coleta de amostras

Mostrar a importância da análise de solo, para o aumento da produção agrícola. Esse foi o principal objetivo do Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), realizado no dia 30 de janeiro, na comunidade da Várzea, zona rural do município de Valença, na Bahia. Estiveram presentes agricultores que buscam novos conhecimentos para aumentar a qualidade da produção.
A palestra foi conduzida pelo ATEC, Rogério Matos da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatam), que explicou conceitos sobre as melhores técnicas para coleta e análise de solo. Em seguida houve a visita técnica a uma área de produção, com exercícios práticos e demonstrações da atividade.
Segundo o agente técnico, esta capacitação ajuda o agricultor a melhorar a produtividade da lavoura e diminuir desperdícios com adubações desnecessárias. “A partir do resultado de uma análise de solo, é possível traçar o planejamento de uma produção forte e rica em fertilidade. O PRS se preocupa com a gestão da terra e busca atender as necessidades locais para promover o desenvolvimento rural sustentável”, explicou Rogério.
Em uma área de plantação de cacau de aproximadamente 1 hectare, os agricultores puderam ver as ferramentas necessárias para a coleta de amostras de solo como pá de corte, trator holandês, balde e saco plástico. Instrumentos suficientes para coletar uma amostra de 1kg de solo. O ATEC Rogério Matos explicou os níveis de perfuração básicos e falou sobre a cor do solo e textura – argilosos e arenosos, bem como culturas e vegetações já existentes no local.
A agricultora Altamires Santos Santana, possui um Sistema Agroflorestal (SAF), em sua propriedade, com os cultivos de banana, cacau, cupuaçu e graviola. Altamires, participou do evento para conhecer novas tecnologias a serem aplicadas em sua roça. “Já pude acompanhar outras atividades deste Projeto, mas estávamos  esperando esse curso, há algum tempo, por causa da nossa necessidade local. Eu precisava aprender como fazer a coleta correta de solo para análise, porque é muito importante para o desenvolvimento das minhas culturas. Aprendi e agora vou colocar em prática”, afirmou ela.
O município de Presidente Tancredo Neves, sedia um laboratório de análises de solo, localizado no centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), na zona rural do município. A instituição, possui instrumentos que permitem conhecer em detalhes as características de qualquer terreno. Uma análise de solo com laudo descritível custa R$ 25,00. O laudo aponta o melhor adubo a ser utilizado e a quantidade a ser aplicada, além de outras necessidades de correção.