Pasto manejado como lavoura garante melhor produtividade

Propriedade gaúcha serviu como sala de aula para tecnologias sustentáveis

Tratar o pasto como lavoura. Este foi um dos ensinamentos do Dia de Campo, realizado em Ciriaco, a 280 quilometos da capital gaúcha, Porto Alegre, no dia 15 de dezembro.

Cerca de 50 participantes, conheceram a propriedade de Jarbas Meireles, que produz leite e implantou a tecnologia de integração lavoura-pecuária-floresta, uma das apoiadas pelo projeto Rural Sustentável, que dá incentivo financeiro e assistência técnica por meio de uma cooperação técnica entre o Governo Britânico, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

O projeto apoia também outras três tecnologias de baixo carbono: recuperação de área degradada com pecuária ou floresta, floresta comercial e manejo de floresta nativa.

A área de Jarbas, é uma unidade demonstrativa, uma espécie de sala de aula para mostrar a viabilidade das tecnologias aos demais produtores. No Dia de Campo, Vilson Nadin, técnico da Emater, falou sobre a importância do manejo e da correção do solo com calcário e potássio, como se “o pasto fosse uma lavoura”, esclarece ele.

A participação no projeto influenciou Jarbas: “Antes eu derrubaria tudo, hoje vejo como é importante ter a floresta.” Além do leite, a família produz soja e milho, que utiliza para produção de ração. Com o recurso de 20 mil reais, vindo do projeto, ele investiu em melhorias na propriedade.  Para o futuro, quer construir um pavilhão e comprar uma ordenhadeira melhor para dar continuidade ao estudo dos dois filhos, que estão na escola.

O assistente técnico regional da Emater, Ilvandro Barreto de Melo, falou sobre a influência das árvores sobre o ambiente, exemplificando que isso também acontece com as pessoas.  Geverson Vanci, o técnico responsável por prestar assistência à propriedade de Jarbas, explicou que a área está na fase de arborização com o intuito de dar mais bem-estar aos animais de leite, e promovendo maior produtividade. A produção de ração no próprio local foi outro ganho da propriedade ao implantar a tecnologia. O resultado foi economia nos gastos.

O Dia de Campo em Ciriaco, encerrou uma série de 53 eventos realizados pelo Projeto Rural Sustentável. Desde agosto, foram 50 unidades demonstrativas apoiadas nos municípios de Vacaria, Lagoa Vermelha, Erechim, Passo Fundo, Barros Cassal, Agudo, Boa Vista das Missões e Frederico Westphalen. Existem ainda as unidades multiplicadoras no estado, que são incentivadas a adotarem as tecnologias de baixo carbono.

Em todo o país,  o projeto abrange os estados do Paraná, Bahia e Minas Gerais, no Bioma Mata Atlântica e Mato Grosso, Rondônia e Pará, no Bioma Amazônia. Até agora, as ações do projeto já capacitaram mais de 11 mil produtores, 1.000 técnicos de assistência rural em 2.260 Dias de Campo. Para 2018, estão previstos cursos de formação, além de novos Dias de Campo.