Erva mate sombreada ganha incentivo do projeto Rural Sustentável

Produtores gaúchos utilizam técnica que despertou interesse da indústria

A produção de erva mate na sombra vem sendo requisitada pela indústria e tem dado maior lucratividade aos produtores. É o que os moradores de Machadinho, a 360 quilômetros de Porto Alegre, vêm percebendo. Um exemplo disso é a área de Lorenço Baldissera, que produz 1.800 hectares da planta, muito mais do que a média nacional.

É um dos 4 hectares que a propriedade possui dedicados ao sistema agroflorestal (SAF) e apoiado pelo Projeto Rural Sustentável, que incentiva pequenos e médios produtores a adotarem técnicas de redução de emissões dos gases que influenciam as mudanças climáticas. Também são apoiadas propostas que utilizam tecnologias de recuperação de área degrada com floresta e com pecuária, floresta comercial e manejo de floresta nativa.

No município é feito o ciclo completo de produção: a matriz, que é a seleção da planta, o registro do cultivar, que é o tipo cambona 4, a produção, o processamento e a exportação que tem foco no Uruguai.

A implantação da tecnologia na propriedade de Lorenço se iniciou no ano de 2000, com o apoio da Emater e do técnico João Renato Dall Agnol. A propriedade é uma unidade demonstrativa (UD) do projeto Rural Sustentável, uma espécie de sala de aula para mostrar a viabilidade das tecnologias a outros produtores.

No último dia 13 de dezembro, seu Baldissera, recebeu mais de 30 produtores para um Dia de Campo. Ele plantou grãos nativos no meio do campo, que permitem um sombreamento e uma qualidade melhor a erva mate que ganhou a preferência da indústria. Além da erva, a propriedade produz soja, tem bovinocultura de corte e um alambique. “O Rural Sustentável alia preservação e consolida na prática formas para economizar água e uma agricultura menos agressiva”, destaca Renato.

Os temas tratados foram os fatores que influenciam na produtividade como aptidão do produtor para o negócio, planejamento que inclui mão de obra e mecanização, as estradas (se perto ou longe da indústria) e a definição do material genético.

Os técnicos da Emater, também abordaram as dificuldades da agricultura familiar que inclui a perda de produtividade, efeitos climáticos, custo e endividamento, mercado, envelhecimento da população e a falta de diversificação. Se bem organizada, a erva pode ter uma produtividade 170% superior a soja, por exemplo.