Irrigação como alternativa para área degradada

Sistema Agroflorestal de pupunha consorciado com outras espécies frutíferas dá bons resultados em Cotriguaçu

Um dos sonhos de todo agricultor é conseguir implantar um sistema de irrigação eficiente, considerando as dificuldades de logística, compra do material, equipamentos e mão-de-obra. Foi o que fez o produtor rural Silvio José Bragança de Souza, que implantou, com sucesso, um sistema de irrigação em quatro hectares, onde desenvolve a tecnologia Sistema Agroflorestal (SAF) como alternativa para a recuperação de área degrada.

A demonstração do sistema de irrigação, foi tema do Dia de Campo (DC), realizado no dia 16 de dezembro, no Sítio Bragança, localizada no município de Cotriguaçu. O encontro contou com a participação de 20 pessoas, todos vizinhos do seu Silvio José, interessados em aprender mais sobre o SAF, que mescla o plantio de pupunha com outras espécies frutíferas e madeireira; e o sistema de irrigação.

“O plantio da pupunha dura, aproximadamente 18 meses e, se bem manejado, pode se tornar uma alternativa econômica viável para o agricultor, pois é uma espécie com grande procura e de boa aceitação no mercado, daí o interesse da vizinhança em aprender as técnicas de manejo e de irrigação”, explica Silvana Fuhr, agente de assistência técnica do Rural Sustentável.

O Sítio Bragança tem uma área total de 51 hectares e é uma referência de sustentabilidade e autossuficiência na região, pois apresenta mais de 80% de cobertura florestal e desenvolve outras atividades como pasto, coleta de castanha, coleta de sementes, agroindústria além de trabalhar com educação ambiental. A propriedade recebe visitas de estudantes, pesquisadores e agricultores que buscam mais informações sobre essa técnica e sementes de diversas espécies.

Seu Silvio José conta que, mesmo com tantas dificuldades, conseguiu implantar o sistema de irrigação garantindo água para 44 mil pés de pupunha. “Com a irrigação nós conseguimos ter duas safras de pupunha ao ano e, ainda, percebemos que a qualidade dos nossos produtos melhorou. Para o próximo ano queremos começar um novo plantio consorciando castanha e pupunha”, conta o produtor.

Depois da visita à agrofloresta da propriedade, os participantes puderam conhecer a futura casa de beneficiamento de pupunha e outras polpas. Outra conquista do seu Silvio José que só foi possível por ter sido contemplado como Unidade Demonstrativa pelo Projeto Rural Sustentável.