Uso Indiscriminado dos Agrotóxicos é tema de encontro de agricultores na Bahia

Agricultores conheceram Unidade Demonstrativa e variedade de cacau

O Projeto Rural Sustentável (PRS), realizou no dia 12 de dezembro, no município de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia, o Dia de Campo (DC) com o tema: O Uso Indiscriminado dos Agrotóxicos.

O evento foi realizado no Sitio Barreto, propriedade do senhor, Feliciano Costa Neto, na comunidade de Moenda, já contemplado com uma Unidade Demonstrativa (UD) do Projeto. Estiveram presentes 22 agricultores da região, que buscavam conhecer as ações do Projeto Rural Sustentável.

Na ocasião foi explicado o principal objetivo do Projeto que é melhorar a gestão da terra e das florestas por produtores rurais, para o desenvolvimento rural sustentável, redução da pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima.

As tecnologias apoiadas pelo (PRS), são o Sistema Agroflorestal (SAF), Recuperação de Área Degradada com Pastagem e Floresta, Plantio de Florestas Comerciais e Manejo Sustentável de Florestas.

A Agricultura de Baixo Carbono (ABC) é uma prática que além de promover o desenvolvimento rural sustentável, gera renda para os agricultores preservando o meio ambiente. Esse é o método mais eficaz para a redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa.

A agente técnica, Samile Andrede Aguiar, explicou sobre o Uso Indiscriminado dos Agrotóxicos. Riscos ao meio ambiente e a saúde do homem, descarte inapropriado e quantidade utilizada, foram explicados para os participantes, além da importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), necessários para quem trabalha com produtos químicos.

“É importante tornar público os riscos que sem tem ao utilizar esses produtos. É freqüente o depoimento de pessoas doentes, por conta do uso indiscriminado dessas substancias tóxicas utilizadas na lavoura”, comentou Samile Aguiar.

Os agricultores também puderam conhecer a Unidade Demonstrativa (UD), composta por cacau da variedade cabruca,  sistema ecológico de cultivo agroflorestal, contemplada pelo Projeto Rural Sustentável.