Alunos de escola do Pará conhecem os benefícios da produção de mudas

O dia de campo foi voltado à educação ambiental em Marabá

“Os rios estão secando e a mata está acabando. Por isso, vamos plantar muda para reflorestar”, essas frases foram ditas por alunos da Escola Escada Alta, em uma apresentação no Dia de Campo, realizado no Sítio Vale do Prata, em Marabá, no sudeste do Pará. O evento, promovido no dia 10 de dezembro teve como tema, “Irrigação e produção de mudas”, onde foi apresentada a importação dessa prática para a produtividade e para restauração das florestas. 

Os alunos são filhos de produtores rurais, que também participaram das atividades e o dia foi direcionado a educação ambiental. Ao todo 42 pessoas, participaram do evento. Crianças, adolescentes e os pais apreenderam a preparar substrato, o enchimento de sacolas, quebra de dormência da semente e a coleta de sementes.

Os estudantes também puderam conhecer como a irrigação ajuda no desenvolvimento das mudas. As atividades contribuíram para programa de horta escolar da Escada Alta, onde os alunos plantam legumes e verduras.

Os participantes ficaram sabendo como a produção de mudas é necessária para recomposição florestal e contribui para a implantação de tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo PRS, como: Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Sistema Agroflorestal; Plantio de florestas comerciais; e Manejo Sustentável de Florestas.

Apresentações fizeram parte da programação e o Rural Sustentável foi lembrado em uma poesia lida pelos alunos. “O planeta já não está suportando. Agora quero só alertar. A floresta é preciso preservar e o Rural Sustentável veio para nos ajudar e com o progresso o Brasil melhorar. Agradecemos ao grupo Rural Sustentável, porque ele é o modo de viver e todos têm que aprender e nunca deixar de esquecer. Por isso, só tenho a agradecer.”.