Dia de Campo orienta como combater a vassoura de bruxa em plantação de cacau, em Cotriguaçu
Cultivo está inserido no Sistema Agroflorestal na Unidade Demonstrativa da propriedade rural.
O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou, no dia 25 de novembro, Dia de Campo (DC) no Sítio Castanha, do produtor Amilton Castanha, localizada no município de Cotriguaçu. A temática “Cacau sadio e práticas de manejo”, atendeu ao pedido dos agricultores que queriam mais orientações sobre o controle da vassoura de bruxa, uma das principais doenças das plantações de cacau, na região. Participaram do evento 19 pessoas.
A Unidade Demonstrativa (UD) desenvolve a tecnologia Sistemas Agroflorestais (SAFs) com plantações de castanheiras, café, cacau, cupuaçu, dentre outras frutíferas. O produtor Amilton, informou que a plantação de cacau está inserida no SAF, pois “esse é um sistema equilibrado que, favorecido pelo clima característico da região, quase não há ocorrência da doença vassoura de bruxa”. Amilton orientou os demais agricultores que basta cortar os galhos atingidos pela doença e jogar no solo mesmo para eliminar o poder de circulação do fungo, caso a doença apareça.
Os Sistemas Agroflorestais são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas, frutíferas, florestais e agrícolas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. Este sistema traz, tantos benefícios econômicos quanto ambientais, permitindo que o agricultor diversifique seus produtos.