Boas práticas no manejo e irrigação de pastagem garantem produtividade no campo

Pastagem é tema de Dias de Campo em Rondon no Pará

A qualidade do pasto interfere diretamente na nutrição e bem estar animal. Por isso, dois Dias de Campo, do Projeto Rural Sustentável, realizados nos dias 1º e 2 de dezembro, em Rondon do Pará, abordaram temáticas relacionadas a pastagem e que interferem na produção de gado, seja de corte ou de leite.

Na sexta-feira (1°), o tema foi “Manejo de pastagens” e apresentou quais tipos de pastagens são mais adequadas para as propriedades rurais. Foram apresentadas as espécies forrageiras, onde plantar, que tipo de adubo utilizar e se há necessidade de irrigação.

Além disso, foi lembrada a importância de ter um acompanhamento técnico, pois, o manejo implica em gastos e sem o acompanhamento, o produtor pode inserir espécies que não sejam adequadas para o solo ou mesmo para região e com isso, diminuir a produtividade.

Já na sábado, o tema foi sobre “Irrigação de pastagens” em que foram apresentados os sistemas de irrigação que podem ser adotados pelos produtores rurais. A irrigação é a alternativa para períodos de pouca chuva, no caso, do verão. Ao adotar o sistema, o produtor mantem a alimentação do gado no pasto pelo ano todo. Já sem irrigar a pastagem, os animais deverão ter alternativa nutricional, como por exemplo, o feno.

No evento, foram mostrados os tipos de sistemas e os custos com a implantação. Os participantes conheceram o sistema de irrigação por aspersão, em que a água é aplicada ao solo sobre forma de chuva e uniforme sobre a superfície a ser irrigada. O objetivo é que a água infiltre sem que ocorra o seu escoamento superficial.