Produção de mudas é tema de Dia de Campo

Os eventos reuniram mais de 80 pessoas em propriedades rurais na região de Marabá, no Pará.

A produção de mudas interfere diretamente no desenvolvimento de árvores, sejam frutíferas ou essências florestais. Essa prática, foi tema dos Dias de Campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), realizados, no dia 2 de dezembro, em Marabá, no sudeste do Pará.

Os 81 participantes, que compareceram nas propriedades Fazenda Souza e Chácara do Prata, receberam informações sobre como preparar substrato, enchimento de sacolas, quebra de dormência da semente e a coleta de sementes. “Todos esses métodos interferem no desenvolvimento de mudas e, consequentemente, no crescimento das árvores sejam essas, frutíferas ou essências florestais”, explica o técnico agropecuário Francisco Jorge de Araújo, ATEC do PRS.

A prática permite a seleção de mudas vigorosas e sadias e contribui para a recomposição florestal. “Para reflorestar precisamos dessa produção de mudas, o que contribui para as atividades técnicas como o Sistema Agroflorestal (SAF)”, comenta Francisco.

Os eventos tiveram a participação de produtores rurais de Canaã dos Carajás, que fazem parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), da mineradora Vale. A iniciativa trabalha com a linha de apoio a agricultura familiar em que está inserida a realização de curso sobre o SAF, tecnologia de baixo carbono apoiada pelo Rural Sustentável.

A educadora ambiental do PEA, Rosalha Francisco, espera que os produtores de Canaã saibam mais sobre a tecnologia de baixo carbono. “A expectativa é que eles implantem esses sistemas em suas propriedades. Acreditamos que esse intercambio pode surtir efeito na realidade de nossos produtores, potencializando não só a geração de renda, mas o respeito ao meio ambiente”, afirma a educadora ambiental.

Para o produtor rural Valmir Marques, os dias de campo contribuíram para o conhecimento. “Eu tive um aprendizado que há muito tempo esperava. Eu tinha criação de gado no sistema intensivo. Analisei que o caminho é a fruticultura, principalmente, no sistema consorciado que é o SAF. Pude comprovar nessas duas propriedades”, finaliza o produtor.