Dia de Campo realiza plantio de mudas e sementes em Área de Preservação Permanente em Alta Floresta

Produtores aprenderam como cultivar espécies florestais, frutíferas e vegetais

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou, no dia 25 de novembro, o Dia de Campo (DC) na propriedade rural Sítio Santa Rosa, do produtor Luiz Alcindo Caioni, localizada no município de Alta Floresta, com a temática “Recuperação de Área de Preservação Permanente – Teoria e Prática”. Participaram do evento 51 pessoas.

O produtor Luiz Caioni, desenvolve na Unidade Demonstrativa (UD) duas tecnologias de baixo carbono: em 1 hectare, ele aplicou a Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagem (RAD-P) e em 3 hectares a Recuperação de Áreas Degradadas com Florestas (RAD-F), em uma Área de Preservação Permanente (APP).

A tecnologia Recuperação de Áreas Degradadas se propõe a promover ganhos de produtividade, redução de desmatamento além de trazer benefícios ambientais, econômicos e sociais. Os ganhos são ainda mais significativos por se tratar de uma Área de Preservação Permanente (APP), que é o orgulho do seu Luiz.

A principal atividade desse DC foi o plantio de mudas e sementes em 1,2 hectares de APP que apresenta um quadro de degradação. Foram plantadas 19 variedades de sementes e 19 variedades de mudas como: Bordão de Velho, Mutamba, Amendoim Bravo, Caqui do Mato, Gergelim, Urucum do Brejo, Pente de Macaco, Algodãozinho, Feijão de Porco, Amarelinho, Louro, Guandú, Cajazinho, Orelhinha, Mijoleiro, Sumaúma, Jenipapo, Pequi, Ipê Amarelo, dentre outros.

“O Plantio foi feito em sulcos, conhecidos como berços, lugar onde vai ser depositada as sementes para germinação. Nas sementes que apresentam dormência, foram feitas a quebra com água quente e um resfriamento em água gelada, o que faz com que seu envoltório, que é resistente, seja quebrado e facilite a entrada de água para iniciar o processo de germinação dessas sementes”, explica a agente de assistência técnica do Rural Sustentável, Darline Trindade Carvalho.

O produtor rural, Luiz Alcindo, também orientou o plantio das mudas, que foram feitas em linhas em um sistema conhecido como muvuca. “Esse sistema muvuca, mistura sementes de espécies agrícolas com espécies de sementes florestais, formando uma agrofloresta com diversidade de espécies e ocupando espaços diferentes em um mesmo local, aumentando a resistência deste sistema tão inovador”, explica o produtor.