Cotriguaçu sedia Dia de Campo sobre cuidados com a pastagem

Produtores receberam orientações sobre fertilidade do solo, calagem, adubação e código florestal.

Com o tema “Transferência de tecnologia sobre a atividade leiteira”, o Projeto Rural Sustentável (PRS), realizou no dia 02 de dezembro, o Dia de Campo (DC), no Sítio 3 Irmãos, em Cotriguaçu, no Mato Grosso. A propriedade desenvolve a atividade leiteira e utiliza a tecnologia Recuperação de Área Degradada com Pastagem (RAD-P), em quatro hectares da propriedade.

Seu José e a esposa Vera Lúcia, são referência na produção de leite em Cotriguaçu e tem conseguido desenvolver a atividade, graças aos recursos recebidos do Rural Sustentável, do projeto “Semeando Novos Rumos”, da Secretaria de Meio Ambiente do município e do projeto “Nosso Leite” do Sebrae.

Em cinco anos de atividade, Dona Vera reconhece a importância do acompanhamento técnico para o sucesso da produção. “Nossa família gosta de trabalhar com produção de leite, mesmo sendo uma atividade cansativa. Sabemos que não basta apenas gostar, precisamos saber como fazer, daí a importância de se ter uma boa assistência técnica”, analisa Vera Lúcia.

O técnico agropecuário da Empaer, Welsley Thiago, falou sobre a fertilidade dos solos para pastagem e explicou a necessidade de se fazer calagem e adubação. “Essas técnicas diminuem a acidez do solo e fornecem nutrientes como magnésio e cálcio, que promove o crescimento de raízes, aumentando a capacidade da planta de absorver água e minerais do solo. A calagem eleva o pH, diminuindo a acidez e o alumínio tóxico, resultando em melhor disponibilidade dos nutrientes para serem absorvidos pelas raízes”, explica.

Já o engenheiro florestal, Felipe Citadella, falou da importância de se preservar as nascentes. “É preciso conhecer bem o Código Florestal, pois as propriedades que foram desmatadas antes de 2008, devem se adequar aos critérios para a recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, de acordo com o tamanho da propriedade”, comenta Felipe.