Irrigação aumenta produtividade na cacauicultura

O sistema de irrigação foi abordado em dia de campo, promovido em Tucumã, no Pará

O período de estiagem é um momento que preocupa qualquer produtor rural. A falta de chuvas pode prejudicar o plantio. Uma das soluções para o problema é a implantação de um sistema de irrigação. Esse foi o tema do dia de campo, do Projeto Rural Sustentável (PRS), realizado em 23 de novembro, no Sítio Pai e Filho, em Tucumã, no sudeste do Pará.

De acordo com o técnico agropecuário, Valdemir Lima, Agente de Assistência Técnica (ATEC), do PRS, o períodos de estiagem têm aumentado a cada ano, o que aumentou o uso de sistemas de irrigação por produtores rurais. “O tempo de seca esta cada vez mais se prolongando e a consequência é o aumento da utilização do sistema de irrigação pelos produtores”, explica Lima.

O evento teve a participação de 26 pessoas que conheceram sistemas de irrigação e como podem melhorar a produtividade na propriedade. No caso do Sítio Pai e Filho, uma das Unidades Demonstrativas do PRS, o sistema foi implantado e contribuiu para produção do cacau, cultivo no Sistema Agroflorestal, uma das tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo Projeto.

“O sistema de irrigação é um modelo, apesar de recente, muito indicado no cultivo do cacau em SAFs, aumentando a produção em ate 50%”, ressalta Valdemir, que acrescenta que a irrigação ainda contribuiu para evitar a morte de plantas por conta da falta de água.