Resultado parcial das propostas de UDs e UMs foi pauta de reunião do CTE no Paraná

Equipe do PRS abordou também as próximas etapas do projeto

O Projeto Rural Sustentável, realizou, no dia 30 de novembro, em Curitiba, reunião com o Comitê Técnico Estadual, para apresentar os resultados parciais das chamadas de submissão das propostas para Unidades Multiplicadoras e de Unidades Demonstrativas, cujo prazo se encerrou naquela mesma data.

Realizado na sede da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná, o encontro contou com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, SEAB, IAPAR e EMATER, além da coordenadora do Bioma Mata Atlântica, Patrícia Reis e da representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento, órgão executor do projeto, Mariana Vilar.

Na ocasião, Mariana destacou os avanços relacionados aos encaminhamentos do último encontro, com destaque para a articulação feita com representantes do Instituto Ambiental do Paraná – IAP, no intuito de facilitar a doação de mudas nativas aos proprietários das Unidades Multiplicadoras que apresentem em seus projetos, tecnologias com componentes florestais, como Recuperação de Áreas Degradadas com Florestas (RAD – F) e integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

O estado do Paraná obteve, nos últimos 06 meses de trabalho:  25 instituições de ATER cadastradas; 70 agentes de assistência técnica (ATECs); 20 Dias de Campo realizados; 25 Unidades Demonstrativas (UDs) aprovadas na primeira chamada; 04 UDs submetidas na chamada complementar a espera de avaliação; 159 Unidades Multiplicadoras (UMs) submetidas aguardando avaliação; 68 UMs submetidas com cadastro incompleto; e 1 UM aprovada.

Outro assunto debatido foi a possibilidade da realização de Dias de Campos com temáticas especiais, que atendam a demandas específicas e contem com envolvimento e interesse dos produtores na execução destas ações, as quais serão encaminhadas à coordenação do projeto para análise.

A coordenadora apresentou ainda, os principais marcos do PRS que se realizarão nos próximos 3 meses, com destaque à divulgação das propostas aprovadas até meados de dezembro. Após essa data, os técnicos terão 45 dias para entregar os relatórios parciais, no final de janeiro, para então fazerem a entrega dos relatórios finais no mês de março.

A próxima reunião do comitê está marcada para dia 05 de março e terá como principal pauta o acompanhamento da execução dos projetos nas Unidades Multiplicadoras aprovadas e a avaliação dos cursos presenciais previstos para serem realizados nos primeiros meses do próximo ano.