Sistema Agroflorestal é destaque em Valença na Bahia

Receita de biofertilizante é alternativa para melhorar produção da lavoura

Agricultores familiares de Valença, da comunidade do Camborja, participaram na tarde da última segunda-feira (13), de um Dia de Campo sobre as ações do Projeto Rural Sustentável. O encontro aconteceu em uma casa de farinha tradicional, e reuniu 30 participantes entres produtores e técnicos agrícolas.

Com a apresentação do Projeto, os agricultores puderam entender como funciona as tecnologias de baixo carbono trabalhadas no Rural Sustentável e o objetivo de cada uma delas. Na ocasião eles ficaram sabendo como funcionam as Unidades Multiplicadoras (UMs), Unidades Demonstrativas (UDs), Recuperação de Área Degradada com floresta (RAD-F) e Recuperação de Área de Pastagem.

O Sistema Agroflorestal (SAF), é encontrado em boa parte das propriedades dos agricultores daquela região, o que despertou a intenção dos produtores em aderir ao Projeto. Seu Alexandre de Jesus Santos, de 49 anos, é um beneficiário do projeto e já tem uma UD e produz cacau, banana e seringa, em seus 2 hectares de SAF.

“Para mim é uma alegria enorme, fazer parte de um trabalho grandioso como esse. Tem oito meses que estou trabalhando de forma sustentável, com vontade de fazer o uso consciente da terra e assim ficar para sempre na lembrança”, revelou seu Alexandre.

O técnico Rogério de Matos, da Cooperativa de Presidente Tancredo Neves (Copatam), apresentou uma receita de biofertilizante conhecida como biocalda de cacau, a substância elaborada de forma caseira e que ativa a propagação microbiológica do solo. “A intenção é fazer com que o agricultor deixe de comprar  agrotóxicos, e faça uso dessas alternativas que permite o aumento da produtividade da lavoura, com uma planta mais bem nutrida, forte e sofrendo menos ataques de agentes externos”, assegurou Rogério.