Adubação orgânica é tema de Dia de Campo em Alta Floresta

Processo torna as plantas mais resistentes às pragas e doenças, protege e melhora a vida do solo.

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou no dia 03 de novembro, o Dia de Campo na propriedade rural Sítio Sombra da Mata, do produtor Alisson Pilege Oliveira, localizada Vicinal 3 Leste, no município de Alta Floresta, com o tema “Adubação Orgânica”. Participaram do evento 38 pessoas.

Alisson Pilege nasceu em família de agricultores, em Mato Grosso, e há anos tenta fazer dar certo a criação de gado leiteiro. A maior dificuldade era manter a produtividade do leite em alta, uma vez que na propriedade o pasto era degradado, sem adubação e sem sombreamento, uma vez que, não se discutia o conforto térmico animal, na época.

“Depois de muitas dificuldades e a oportunidade de ter assistência técnica, produzimos, em uma área de 1 hectare, 120 litros de leite/dia, com 10 vacas em lactação. Com o Projeto Rural Sustentável, ainda compramos mais vacas leiteiras e mecanizamos a sala de ordenha”, comenta o produtor.

O tema do DC chamou a atenção dos produtores da região que queriam entender o que é a adubação orgânica e saber sobre as vantagens. A técnica torna as plantas mais resistentes às pragas e doenças, protege e melhora a vida do solo, ajuda a restaurar a biodiversidade, mantém a fertilidade do solo ao longo do tempo e ainda produz frutas e hortaliças mais saborosas e nutritivas.

A agente de assistência técnica (ATEC), Darline Trindade Carvalho, do Rural Sustentável, explicou que a matéria orgânica é a parte do solo que já foi ou ainda é viva. É constituída de resíduos de origem vegetal ou animal, como: estercos, restos de cultivos que ficam no campo, palhadas, folhas, cascas e galhos de árvores, raízes das plantas e animais que vivem no solo. Estes podem estar vivos, como os pequenos animais ou já em decomposição, como os resíduos de plantas incorporados ao solo ou em cobertura. As hortaliças são as que mais respondem à aplicação de adubos orgânicos” esclareceu Darline.

O composto orgânico, que é o adubo ideal para ser utilizado na agricultura orgânica, não polui o meio ambiente e, ainda, pode ser produzido na própria propriedade. Além de ser uma boa fonte de macronutrientes, possui micronutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas e, ainda reduz a acidez do solo. Existe também a adubação verde, que é uma outra maneira de cultivar e tratar o solo, princípio básico da agricultura orgânica. Esse tipo de adubação consiste no cultivo de espécies de plantas com elevado potencial de produção de massa vegetal, semeadas em rotação, sucessão e até em consórcio com culturas de interesse econômico.

A propriedade do Sr. Alisson Pilege, tinha o pasto muito pobre e desgastado. Ele implantou a Unidade Demonstrativa (UD) com a tecnologia de Recuperação de Área Degradada com Pastagem (RAD-P) em 1 hectare; e Recuperação de Área Degradada com Florestas (RAD-F) em 3 hectares. Com a tecnologia RAD, aliada à adubação orgânica, o Sr. Alisson recuperou uma área degradada, promovendo ganhos de produtividade, redução de desmatamento e trazendo benefícios ambientais, econômicos e sociais.