Dia de campo tem participação de crianças e adolescentes

Filhos e filhas de produtores rurais conheceram sobre a produção de mudas.

No domingo (05), o dia de campo do Projeto Rural Sustentável (PRS) foi diferente. Neste dia, o encontro foi direcionado a crianças e adolescentes, filhos de produtores rurais de Marabá, município do sudeste paraense. A produção de mudas foi o tema abordado no evento realizado, no Sítio Vale do Prata, que teve a participação de 55 pessoas.

A produção de mudas é a primeira etapa para grande parte da prática agrícola e essencial para desenvolvimento da cultura com maior qualidade. Meninos e meninas que já desenvolvem essa prática na Escola Escada Alta, tiveram um conhecimento a mais no dia de campo com a seleção de sementes e os nutrientes necessários para o crescimento da planta.

“Já tenho atividades como essa na escola. Mas, ainda não sabia outras técnicas, como relar e quebrar a dormência das sementes,” disse Hellen Vitória de 15 anos, que mora com os avós, produtores rurais, e com quem irá compartilhar o que aprendeu.

Wesley Nayron, de 14 anos, é filho de agricultor e pensa em ajudar os pais quando crescer. Para ele, o dia de campo também contribuiu para ampliar o conhecimento no cultivo de plantas. “Gostei, pois, mostrou como selecionar as sementes e como podem ser mais produtivas”, comenta o adolescente que também se interessou pelo PRS. “Aprendi que devemos plantar com respeito ao meio ambiente. Plantar castanheiras [árvore nativa da Amazônia], por exemplo e  não queimar a mata”.

Para a diretora da Escola Escada Alta, Zilda Elizalde, o momento é de grande importância para os meninos e meninas como atores do campo, além de desenvolver uma consciência ambiental entre eles. “Acho o Projeto [Rural Sustentável] imprescindível, já que são filhos de agricultores e residem no campo. Eles não podem ficar alheios as programações que os pais estão participando. Eu acredito que mesmo que não se tornem produtores, eles jamais irão esquecer que lidar com a terra é lidar com a própria vida. O cuidado com a terra é cuidado com a mãe natureza”, finaliza a diretora.