Recuperação de pastagens ajuda pequeno pecuarista a manter produção leiteira em área do leste de Minas Gerais

O município de Poté, no Vale do Mucuri, recebeu o Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável.

Trabalhando com gado leiteiro há muito anos, Edson Gomes Neto, o Dilsinho, dono do Sítio Alvorada, começou a perceber que suas pastagens estavam ficando cada vez mais degradadas devido a falta de chuvas e de conhecimento técnico. “Nessa nossa região, muitos agricultores ainda não entendem a importância de trabalhar as pastagens, fazendo rotatividade ou piqueteando e o que vemos são áreas muito destruídas, o que reduz a produtividade do gado por causa da queda na quantidade de alimento em períodos de seca”, disse.

A palavra “sustentabilidade” e sua importância, são conhecidas por Dilsinho, e de acordo com o produtor é o que pode salvar a atividade agropecuária na região de Poté.“Hoje a maioria das nascentes que corriam pelas redondezas estão secas, temos o Rio Mucuri que ainda sobrevive, mas se continuarmos a desmatar e queimar as florestas provavelmente se acabará, por isso, é tão importante preservar a vegetação das Áreas de Proteção Permanente (APPs) e recuperar as áreas que ainda restam de pastagem”, avaliou.

A técnica utilizada no Sítio Alvorada, foi a Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagens (RAD-P), uma das tecnologias apoiadas pelo Rural Sustentável e que está inserido no Plano Nacional de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).

Edson avalia os Dias de Campo, como um encontro indispensável para que os produtores da região se sensibilizem e revertam os problemas que as mudanças climáticas e a falta de conhecimento causam na zona rural do município. “O PRS e esses eventos são muito bons, pois os vizinhos tem a possibilidade de entender melhor porque estamos passando por esses períodos difíceis e como amenizar as consequências. Claro que o incentivo financeiro também ajuda muito, até porque investimos na própria atividade, então que venham outros projetos assim”, disse.

Tendo como umas das parceiras a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater – MG), o Rural Sustentável tem levado a vários pequenos e médios agricultores familiares do Vale do Mucuri, a oportunidade de conhecer e aplicar técnicas de recuperação de áreas que antes estavam em amplo processo de erosão e em via de se tornarem inférteis.

O agrônomo Edson Geraldo Pinto, técnico da Emater, buscou alguns produtores da região com o intuito de apresentar o PRS e a importância da promoção de uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. “Já vinha acompanhando a intervenção feita pelo Dilsinho há alguns anos. Posso dizer que era uma área improdutiva e por meio de correção, piquetes e plantação de capim Mombaça, ele conseguiu regredir com o processo de degradação que estava se instalando”, afirmou.

Hoje toda a produção leiteira da propriedade é desenvolvida na área recuperada. “Idéias como essa do Projeto Rural Sustentável, são importantes para nossa região, porque temos uma pecuária extensiva, que depreda as florestas e o solo sem medir consequências futuras, e quando temos a oportunidade de estar com o produtor, mostrar as vantagens de se preservar e recuperar, além de pagá-lo por isso, observamos que há um interesse maior”.

Edson Geraldo, afirma que o Dia de Campo fortalece a imagem e ações de empresas de assistência técnica como a Emater, pois mostra ao agricultor que ele não está sozinho. “Mais do que a questão financeira, o quesito assistência técnica é um dos grandes trunfos dessa parceria, pois dinheiro é bom, mas acaba, já o conhecimento pode fazer com que a atividade das fazendas da região, perdure por muito tempo”, ressaltou.