Cacau orgânico é protagonista de Dia de Campo em Cotriguaçu

O evento funcionou como laboratório gastronômico, onde os participantes trocaram receitas e outras experiências no preparo de doces.

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou, no dia 03 de novembro, o Dia de Campo (DC) na propriedade rural Sítio Resplendor, do produtor Antônio Carlos da Silva Tomaz, localizada à 25 km do Distrito de Nova União, no município de Cotriguaçu, com a temática “Cacau, suas delícias e utilidades”.

Cerca de 17 pessoas participaram do evento onde a culinarista Diomira Dreher, conduziu a parte prática de beneficiamento artesanal do cacau orgânico. O produto foi extraído da agrofloresta implantada na Unidade Demonstrativa, que aplicou a tecnologia Sistema Agroflorestal consorciado com café, cacau e espécies florestais.

A culinarista Diomira Dreher

Os SAFs proporcionam tanto benefício econômico quanto ambiental, permitindo que o agricultor diversifique seus produtos.

As experiências no preparo de doces variados, feitos a partir da amêndoa do cacau, foram a grande atração do dia de campo. A culinarista Diumara, deu as dicas para fazer o doce:

“Em relação ao ponto do doce de cacau, é interessante sempre fazê-lo na lua minguante, porque ele faz menos espuma, alcançando a textura desejada. A cozinha é como um laboratório gastronômico e os ingredientes são elementos químicos. É preciso entender o solstício e a influência da Lua, para alcançar o ponto de determinado preparo”.

O produtor rural, Adão da Silva Filho, 73 anos, um dos pioneiros na produção de cacau em Cotriguaçu, estava muito empolgado em ver o cacau ser reconhecido na região. “Poder ver as várias possibilidades gastronômicas que o cacau pode alcançar, me emociona, principalmente, porque é uma forma de gerar renda na comunidade”, comenta o produtor.

O proprietário da UD, Antônio Carlos da Silva Tomaz, enfatizou o retorno positivo que teve com o SAF: “é uma grande satisfação ver a minha propriedade conservada e ainda poder tirar uma boa renda com a venda do café e do cacau. E, agora aprender outras formas de gerar renda com a produção de doces”, finaliza.