Em Alta Floresta, agricultores aprendem sobre o conforto térmico do animal em pastejo

Para o rebanho leiteiro, o conforto térmico representa ganhos na produtividade e sanidade animal

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou no dia 23 de setembro, o Dia de Campo (DC) na propriedade rural Sítio Novo Oriente, do produtor Gilvan Freire, localizada na MT 325 – Vicinal 2 Sul, no município de Alta Floresta, com a temática “Manejo do conforto animal em pastejo nas condições tropicais”. Participaram do evento 44 pessoas, das quais, a maioria é associada à Cooperativa Mista Ouro Verde (COMOVE) e trabalham com rebanho leiteiro. E ainda contou com a presença do Auditor Fiscal Federal Agropecuário e Chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário (MAPA-MT), Nilo do Nascimento.

“É muito positiva a realização desses DCs pela qualidade da formação técnica recebida pelos produtores. É sempre muito importante para o desenvolvimento da agropecuária, capacitar o produtor e esse projeto é muito relevante para o MAPA, porque nos ajuda a pensar políticas que fomentem, cada vez mais, o conhecimento técnico do pequeno e médio produtor rural”, comentou Nilo do Nascimento.

Para Gilmar Freire, proprietário da Unidade Demonstrativa (UD) que implantou a tecnologia de Recuperação de Área Degradada com Pastagem (RAD-P), nesse momento em que, cada vez mais, se discute a integração floresta-pecuária, é importante aprofundar o conhecimento técnico sobre o conforto térmico animal. “Na minha propriedade você observa que já fizemos melhorias visando esse conforto para o rebanho leiteiro e o nosso controle de produtividade, os próximos passos são plantar mais árvores, principalmente frutíferas e leguminosas, para maior área de sombreamento no pasto e melhorar mais nossas medições e verificações”, comenta Gilmar.

O assistente técnico cadastrado no PRS, Ebert Terra Fiod, explica que no Mato Grosso, a falta de conforto térmico é um dos principais problemas na maioria das propriedades, uma vez que a pecuária brasileira se inspirou na europeia, com aquelas grandes áreas de pastos sem árvores, mas que vivem em uma temperatura ambiente bem inferior à que se tem nessa região.

“Agora que o produtor está começando a entender que investir em conforto térmico é ganho na produção. Por exemplo, quem trabalha com rebanho leiteiro, que investe, inicialmente, em um sombreamento no pasto e em uma melhor estrutura na sala de ordenha, com pé direito alto para deixar o local mais arejado; aumenta a produtividade e a qualidade do leite, melhora os níveis imunológicos no rebanho e diminui a possibilidade de infestação de parasitas”, explica Ebert Fiod.

Importância do Conforto Térmico para o Rebanho Leiteiro

A Radiação solar, alta temperatura ambiente e umidade relativa são elementos climáticos estressantes, responsáveis por baixas performances do gado leiteiro. Os animais absorvem calor do ambiente, além daquele produzido no organismo (metabolismo energético), provenientes da radiação solar direta ou indireta.

Em locais de alta temperatura, como no estado de Mato Grosso, a principal resposta animal é a diminuição da produção de calor metabólico, obtida por redução no consumo de alimentos, o que, consequentemente, causa perdas na produção de leite. Os principais problemas causados pelo estresse térmico são:

  • Maior índice de retenção de placenta;
  • Mastite clínica;
  • Predisposição à acidose ruminal;
  • Predisposição aos problemas de casco;
  • Baixa resistência imunológica;
  • Redução de escore corporal;
  • Redução na produção de leite.

Para Ebert Fiod, um dos principais responsáveis pela mudança na cultura dos produtores no trato com a terra/rebanho, se deu com a chegada de projetos como o Projeto Rural Sustentável, que “representa um impulso na relação da assistência técnica com o produtor. Muitas vezes, o problema do produtor não é acesso ao recurso, mas sim, saber aplicar a tecnologia sem o direcionamento de um profissional. Portanto, o que mais vai contar de forma positiva para o PRS é a garantia da assistência técnica aos produtores cadastrados como UD ou UM, durante a vigência do projeto.

O Projeto Rural Sustentável está com chamada aberta para UM, destinada a pequenos e médios produtores rurais interessados em adotar tecnologias de baixo carbono em suas propriedades, para saber mais é só acessar o edital completo no site www.ruralsustentavel.org.