SAF possibilita diversificação de produção e manutenção da rentabilidade

O Sistema Agroflorestal é umas das tecnologias adotadas por Unidades Demonstrativas do Projeto Rural Sustentável

“Com o SAF podemos plantar mandioca e feijão até o açaí crescer e dá frutos. Assim, não deixamos de produzir e obter renda”, assim afirmou a produtora rural, Nairani Felizardo, que adotou em sua propriedade o Sistema Agroflorestal (SAF), uma tecnologia de baixa emissão de carbono que permite a diversificação da produção e alternância de culturas, sem que afete a renda de produtores e produtoras rurais.

O SAF é uma das tecnologias apoiadas pelo Projeto Rural Sustentável (PRS) e implantada na Fazenda Souza, da família de Nairani, há 28 anos. Na propriedade rural, localizada em Marabá, no sudeste do Pará, o pai de Nairani Sebastião Felizardo Souza começou o plantio de cupuaçu em consócio de espécies florestas, como o mogno e a castanheira.

Atualmente, a família desenvolve a piscicultura e, principalmente, a produção de açaí e cupuaçu, destinado ao beneficiamento da polpa. Por serem culturas que demandam muito tempo para dá frutos, a família teve que introduzir outros plantios como a mandioca e o feijão. “São culturas diferentes, mas que podemos usar a mesma área para plantar. Inclusive, uma interfere na outra. O feijão, por exemplo, protegeu o solo e contribuiu para a adubação do açaí”, comenta Nairani.

Para o técnico agropecuário, Francisco Jorge de Araújo, agente técnico de extensão (ATEC), do PRS, que acompanhou a implantação do Sistema na propriedade, o SAF, “garante a manutenção das culturas e cobertura do solo. Pois, quando se planta em um espaçamento de sete por sete [metros]. Em um período o solo ficará descoberto e propício a consequências danosas. Quando se planta na cultura temporária você está cobrindo o solo e tendo rentabilidade para a família”.


O produtor rural Lindomar Leitão Alves também inseriu a mandioca na produção e alternou a cultura com o plantio de cacau, em sua propriedade, o Sítio Pai e Filho. Ele adotou o SAF e garante que a mandioca melhorou o plantio dos cacaueiros. “a plantação de mandioca ajudou a proteger a terra e assim o cacaueiro cresceu melhor. A mandioca garantiu a nossa renda até o cacau crescer”, finaliza o agricultor familiar.