A extração da borracha como opção de geração de renda e conservação do meio ambiente

Dia de Campo em Paranavaí, no Paraná, contou com a participação de produtores rurais

O projeto Rural Sustentável realizou na última terça feira (19) em Paranavaí, Dia de Campo sobre a cultura da Seringueira no Sitio Santo Antônio, do produtor rural Jailson Gonçalves de Oliveira, contemplado pela chamada de Unidades Demonstrativas. A extração da borracha aliada a ações de conservação decorrentes do manejo sustentável das seringueiras serviu como fator de motivação aos produtores rurais presentes.

Os 58 participantes, em sua maioria produtores da agricultura familiar, foram recepcionados pelo monitor de campo do Projeto e por técnicos da Emater e Iapar, que na parte da manhã apresentaram temas como a implantação do seringal, tratos culturais – adubação e características do painel de sangria num seringal explorado há 30 anos. À tarde, os convidados foram à estação do IAPAR em Paranavaí para participar de uma vivência prática relacionada a abertura do painel de sangria, ministrada pelo técnico agrícola João Gonçalves.

Além dos produtores, a capacitação contou com a participação de profissionais de assistência técnica e de extensão rural, estudantes, agentes de crédito, representantes da prefeitura, inclusive do Secretário Municipal da Agricultura de Paranavaí, Sr. Tarcísio Barbosa de Souza e demais lideranças do segmento. O Dia de Campo serviu também para apresentar os objetivos e metas do Projeto Rural Sustentável, bem como divulgar a chamada pública para Unidades Multiplicadoras, lançada no dia 28 de julho.

Luciano Domingos Ferreira, monitor de Campo da região norte, falou sobre os resultados da capacitação: “Hoje nós pudemos sentir o interesse por parte dos produtores rurais aqui de Paranavaí, que superou a expectativa no número de participantes. As ações do PRS vão contribuir muito para a melhoria das condições de trabalho desses produtores que viram a possibilidade de aumentar a renda familiar cuidando da terra do jeito certo”, argumenta ele.

 

Saiba mais sobre Plantio de Florestas Comerciais

Saiba mais sobre outras tecnologias de baixa emissão de carbono

Saiba mais sobre a Chamada de Unidades Multiplicadoras